Liberdade de imprensa é tema de concurso de jornalismo na América Latina

A liberdade de imprensa foi o tema escolhido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) para a edição 2022 de seu prêmio de jornalismo anual, que reconhecerá trabalhos em rádio, TV, veículos impressos digitais de qualquer tamanho, destacou a ABI – Associação Brasileira de Imprensa.

Podem concorrer ao prêmio Excelência Jornalística profissionais de mídia das América do Norte e Latina, Caribe e Espanha. O primeiro prêmio em cada uma das 12 categorias é de US$ 2 mil (R$ 11,4 mil). Os trabalhos devem ser inscritos até 30 de janeiro.

Não é necessário ser associado da SIP para participar. A SIP também concederá o Grande Prêmio de Liberdade de Imprensa a uma pessoa ou organização com conquistas significativas em favor da causa.

Prêmio de jornalismo reconhece contribuição para a democracia

Leonor Mulero, presidente da comissão da premiação da SIP, ressalta a essência do concurso Excelência Jornalística:

O objetivo é destacar o jornalismo de qualidade, em todas as suas manifestações, como contribuição fundamental para a vida democrática e a pluralidade de ideias

O prêmio de jornalismo da SIP vai selecionar os melhores trabalhos nas categorias caricatura, cobertura noticiosa na internet, cobertura noticiosa, cobertura noticiosa em celulares, crônica de direitos humanos e serviço à comunidade, crônica, fotografia, infografia, opinião, jornalismo de dados, jornalismo em profundidade, jornalismo ambiental, jornalismo universitário e jornalismo em saúde.

As inscrições podem ser feitas de maneira coletiva (equipes de reportagem) ou individual. O júri será formado por membros da Comissão de Premiação da SIP, que escolherá o vencedor de cada uma das categorias.

As inscrições podem ser feitas no site da SIP.

A entrega dos prêmios acontecerá em outubro de 2022, durante a 78ª Assembleia Geral da SIP.

Em 2021 o concurso recebeu mais de 1 mil trabalhos e premiou profissionais da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela.

Saulo Araújo, do Metrópole, foi o vencedor na categoria cobertura de notícias na internet. Um equipe do Estado de S.Paulo – Augusto Fernandes Conconi, Vinicius Sueiro, Mariana Cunha, Bruno Ponceano e Júlia Marques – conquistou o SIP em jornalismo de dados com uma representação mostrando a situação de adoção de crianças no Brasil.