Clube de Imprensa

Manejo de Plantas Daninhas será tema de palestra na Ponta Agrotec 2024


A terceira edição da Ponta Agrotec terá uma série de palestras e eventos voltados para o setor agropecuário, e entre os destaques está a palestra do Engenheiro Agrônomo e pesquisador de proteção de plantas da MS Integração, Robson Alves Ribeiro. A palestra, com o tema “Manejo de Plantas Daninhas de Difícil Controle em Pré-Semeadura da Cultura da Soja”, acontecerá às 9h do dia 13 de junho, no Majestic Hall, em Ponta Porã/MS.

O manejo de plantas daninhas é uma preocupação crescente no setor agrícola, especialmente devido ao surgimento de espécies resistentes a herbicidas. Robson abordará essa questão crucial, trazendo novidades e insights sobre estratégias de manejo que podem auxiliar produtores a enfrentar esses desafios. “Plantas daninhas hoje em dia no agro é o tema que mais gera dúvidas de posicionamento e manejo, em virtude do aparecimento constante de plantas daninhas com resistência a herbicidas em uma velocidade maior que o lançamento de outros herbicidas que venham auxiliar no manejo”, comenta o engenheiro.

Ele enfatiza a importância do uso correto de herbicidas químicos, a escolha adequada das moléculas a serem utilizadas e a mistura de tanque, fatores que interferem diretamente na eficiência dos herbicidas. “Essa ferramenta, como ocorre em muitas propriedades, não pode ser considerada como sendo apenas a única opção.

O manejo cultural é, e deve ser considerado, uma importante ferramenta de manejo dentro da propriedade por incrementar e poder reduzir e rotacionar o uso de herbicidas, minimizando o risco de aparecimento de resistências de plantas daninhas.”
Robson também ressalta como o manejo inadequado das plantas daninhas pode comprometer a produtividade e a rentabilidade do produtor. “Os custos com herbicidas são um dos setores que mais tiveram aumento nos últimos anos devido ao aparecimento de plantas daninhas resistentes, e esse cenário tende a piorar com novos casos de resistência se não ocorrerem mudanças no manejo das lavouras”, alerta Ribeiro. Ele sublinha que a semeadura da cultura da soja em solo limpo é o primeiro passo para uma lavoura rentável e produtiva, uma vez que as plantas daninhas interferem em todo o ciclo da cultura, causando problemas na colheita e no recebimento de grãos, resultando em descontos nas cargas.

A Ponta Agrotec é uma feira que acontece entre os dias 12 e 15 de junho, reunindo especialistas, produtores e empresas do setor agrícola para discutir inovações, técnicas e desafios do agronegócio. Realizada no Majestic Hall, em Ponta Porã/MS, a feira promete ser um ponto de encontro essencial para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos e práticas no campo.

Para mais informações sobre a palestra e a programação completa da Ponta Agrotec, visite o site oficial do evento www.pontaagrotec.com.br ou as redes sociais. Instagram/Facebook: @pontaagrotec

Serviço:
● Evento: Ponta Agrotec 2024
● Data: 12 a 15 de junho de 2024
● Local: Majestic Hall, Rodovia BR 463, Km 107, Ponta Porã/MS

● Entrada gratuita