Manual orienta jornalistas na cobertura do novo coronavírus

Manual de comunicação criado por instituições traz orientações para jornalistas na cobertura da pandemia

O projeto Voces del Sur, que monitora e denuncia ameaças contra a liberdade de expressão e de imprensa na América Latina, está lançando um guia voltado para os profissionais que estão elaborando reportagens sobre a pandemia do novo coronavírus. A plataforma digital, criada em 2017, reúne 10 organizações da sociedade civil que defendem a liberdade de expressão, entre as quais a Abraji. Os dados são disponibilizados online.

O manual “Jornalismo em tempos de #Covid-19: guia de cobertura latino-americana” lembra que o jornalismo desempenha papel fundamental no gerenciamento de crises de saúde e alertas globais, como a pandemia da covid-19. Uma população bem informada sabe como enfrentar melhor a doença.

O manual também pontua que o primeiro contágio da região ocorreu no Brasil, em 26.fev.2020. Um mês e meio depois, os casos confirmados na região ultrapassam 24 mil. O documento dá dicas para o trabalho remoto ou nas redações e cita que governos latino-americanos ordenaram quarentenas, fechamento de aeroportos, portos e, em alguns países como Equador, Chile, Guatemala e República Dominicana, o toque de recolher também foi decretado.

O texto ressalta como a imprensa tem a responsabilidade de relatar fatos sem cair em especulações que podem alarmar o público e gerar pânico coletivo. Orientações como títulos precisos, criar histórias contextualizadas e usar imagens corretas para a transmissão fazem parte do manual. O guia em espanhol pode ser encontrado aqui.