Mestre de Karate é homenageado por ato de bravura que salvou duas vidas

Lile Corrêa*

Militar do Exército Brasileiro, Sargento Roosevelt Couto Barbosa, pratica karate a 40 anos, fundador do Projeto Forma-se Um Campeão teve sua família retratada em matéria da TV Globo Comunidade em Brasilia (DF).

No entanto, o Clube de Imprensa que tem acompanhado a trajetória do Mestre Barbosa teve acesso ao Oficio nº 001/18 – Instituto Bonsai endereçado ao General de Exército Joaquim Silva e Luna Ministro de Estado de Defesa.

No comunicado Shiran Márcio Nunes de Sousa – 4º Dan salienta que “foi graças a atitude de bravura deste militar que eu não perdi dois amigos neste acidente de afogamento que foi evitado pelo Sargento Barbosa”.

Projeto Social

No oficio foi mencionado o Projeto Social “Forma-se um campeão” de âmbito nacional, onde crianças a partir de 4 anos de idade praticam karatê e kickboxing diuturnamente gratuito, promovendo assim a inclusão social através do esporte. O sargento Barbosa é um exemplo de militar, mestre de artes marciais, cidadão de bem e de bons costumes e merecedor de todo nosso respeito, admiração e reconhecimento.

Finalizando o Diretor do Departamento Shotokan e Kobu-do FAME – DF afirmou que “o motivo desta carta/ofício é apenas para tornar público os feitos deste militar do exército e mestre de artes marciais que faz questão de dizer que é militar e tem muito orgulho de sua profissão e, portanto, merece muito mais do que um simples reconhecimento a nível associação/federação e sim em nível de Brasil ao qual fica aqui registrado a nossa aspiração”.

Karatê em família
O Clube de Imprensa destaca uma família de karatecas que conquistou o Brasil com suas façanhas humanas digna do livro dos recordes, Guinness Book.
Para se ter uma idéia das façanhas desta família recordista, a menina Giovana Azevedo de Souza, nascida em Boa Vista (Roraima) no dia 23 de agosto de 2005, já coleciona títulos pelo Brasil. Ela começou a praticar com dois anos e dez meses em Bela Vista (MS).
A mais jovem karateca do estilo Goju Ryu do Brasil sagrou-se em 2009 Campeã Regional em São Paulo e Campeã Estadual em Corumbá (MS), nas modalidades Kata (formula, luta imaginária com exercício obrigatórios para conquista de graduação = faixa) e Kumitê (combate, luta contra oponentes de idade superior a dela).
A menina prodígio segue os passos do pai Roosevelt Couto Barbosa, faixa preta sétimo Dan, o mais premiado do Brasil no estilo Goju Ryu.
A família tem no sangue as artes marciais, a irmã dela Karoline Azevedo de faixa preta é campeã mundial de karate escolar modalidade kata e vice-campeã mundial no Kumitê.
Já o irmão Rodrigo Azevedo é campeão pan-americano e campeão mundial em karate escolar e faixa preta aos 13 anos, sendo graduado no dia 6 de dezembro de 2009, hoje é um respeitado mestre com vários títulos nacional e internacional.
Para não fugir a regra dos campeões a mãe Karine Barbosa é campeã mundial em karate escolar e tem uma grande coleção de medalhas e troféus.