Mestre Roosevelt Barbosa recebe mais um reconhecimento internacional

3E910F0B-1704-493A-92F8-EF2D660438A1
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Mestre Roosevelt Barbosa recebe mais um reconhecimento internacional


O primeiro Sargento do Exército Brasileiro Roosevelt Couto Barbosa de Souza é natural de Valença, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro.
Começou a prática do karatê em 1979 na academia meikyo kan com o Sensei Luiz Kotsubo.
De 1979 a 1993, quando ingressou nas fileiras do Exército como recruta no então 1° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado esquadrão Tenente Amaro o mestre Roosevelt Barbosa também treinou com os senseis Rafael Macedo e Álvaro Cabral.
Ainda neste período galgou todas as graduações e, em 1992 foi aprovado faixa preta em karatê Goju Ryu.
De 1993 a 1997 não participou de competições oficiais Devido a falta de tempo para treinar, mas no ano de 1998 ao qual estava realizando o curso de formação de sargentos de Comunicações no 3° B Com Ex, Porto Alegre RS teve a oportunidade de participar do Campeonato Gaúcho de karatê ao qual sagrou-se campeão em kata na categoria faixas preta, 18 a 29 anos.
Está Vitória deu um start em sua vida com relação ao esporte e a arte Marcial que ora sempre treinou fazendo com que mais tarde no ano de 2002 ao ser transferido para Boa Vista RR, fundasse a Federação do Estado de Roraima de karatê Goju Ryu.
No período em que esteve em Roraima, alem fundar a Federação, também iniciou a prática do krav Maga levando em 2003 o então Instrutor Edinaldo, da academia Self defense de Botafogo RJ para ministrar um seminário de instrutores e monitores ao qual teve a festa satisfação de ser graduado instrutor de krav Maga, faixa Azul .

Em 2005 realizou outro seminário de Krav Maga com o instrutor Edinaldo sendo graduado faixa marrom da modalidade.
No karatê o mestre Roosevelt, durante o período de 2002 a 2005 participou de várias competições internacionais, destacando as seguintes: Sul americano Goju Ryu em 2004 na Colômbia onde foi campeão em kata e kumite;
2005 obteve o 3° lugar no mundial de karatê Goju Ryu em Rotherdan , na Holanda.
Em 2006 foi novamente transferido para a Cidade de Bela Vista MS onde já no mês de fevereiro sagrou-se campeão da copa dos campeões mundiais em Caracas na Venezuela, na modalidade kata.
Em 2 de março de 2006 fundou o Projeto Forma-se um Campeão onde ele é sua esposa passaram a dar aulas para 454 crianças e jovens do município, no ginásio Tulio Loureiro e nos núcleos dos programas PETI e Pro-jovem.
Foi neste período de 2006 a 2009 que o mestre Roosevelt fundou também a Federação Sul Matogrossense de karatê Escolar, federação Sul Matogrossense de Cultura e Artes Marciais e a Federação Sul Matogrossense de karatê Goju Ryu e, realizou os dois maiores eventos de karatê feitos no MS até os dias atuais que foram o 28° Campeonato Brasileiro de karatê Goju Ryu Open em 2007 e o 2° Campeonato Mundial de karatê Escolar Open em 2009. No Brasileiro foram mais de 600 atletas de todo país e no mundial tiveram 673 atletas do Brasil e mais 11 países participantes.
Também neste período o sargento Barbosa foi graduado 6° Dan em karatê Goju Ryu e assumiu a vice presidência da WFKU. Ele e sua família participaram de todos os eventos regionais, nacionais e Internacionais da sua arte Marcial bem como os demais atletas belavistenses que obtiveram índice de atletas de alto rendimento.
De 2010 a 2013 mesmo sendo transferido para Dourados o professor Barbosa não perdeu o vínculo com as cidades de Bela Vista, Porto Murtinho e Ponta Porã, sempre realizando e participando de todos eventos de karatê e krav maga do MS.
No ano de 2014 foi transferido em fevereiro para Brasília e lá, iniciou seus trabalhos na Escola Classe 4 e no centro de Convivência do Idoso, ambos na Região Administrativa do Cruzeiro.
Em 2016 assumiu a presidência da Federação de Artes Marciais Educativas do Distrito Federal e a Diretoria Técnica da Confederação de Artes Marciais Educativas do Brasil onde, além dos eventos locais realizou a copa Centro Oeste de Artes Marciais Educativas em Porto Murtinho em 2017 e o campeonato brasileiro de Artes Marciais Educativas em 2018 na cidade de Ponta Porã.
Ao final de 2018 o mestre Roosevelt Barbosa passou a presidência da FEDERAÇÃO e seguiu novos rumos na Confederação Brasileira de Karatê Interestilos.
Em 28 de janeiro de 2019 deu início aos trabalhos na cidade de São Gabriel da Cachoeira AM com o karatê e também com o Krav Maga.

Sempre atuante juntamente com sua família, o mestre Roosevelt fundou a Federação Amazonense de karatê Interestilos, a Brasil Special Force krav Maga da Amazônia e assumiu a representação da União Brasileira de karatê Goju Ryu no AM.

Em São Gabriel da Cachoeira AM já realizou dois exames de faixas dos alunos do karatê/krav Maga e fez um fato inédito em todo o Amazonas que foi a realização do 1° Seminário Internacional de Krav Maga da Amazônia com a presença do Madrish Aroldo e sua esposa Sandra da Brasil Special Force krav Maga, onde ao final do seminário ele, honrosamente recebeu a faixa preta primeiro Dan em Krav Maga das Mãos do Madrich Aroldo que fez questão de entregar sua própria faixa ao Mestre Roosevelt demonstrando confiança total em seu representante no AM.

No dia 20 de novembro, por indicação do Mestre Ademilson Rueda, de São Paulo, o Mestre Roosevelt Barbosa foi Agraciado com os diplomas de OFFICIAL REPRESENTATIVE, Emitido pela TEAM BLACK BELTS STROGEST UNITED e o Diploma de Honra e Respeito pela escola ISHI RYOKU, ambos expedidos pelo Grão Mestre Bersezio de Leon.
Em entrevista à rádio Líder FM e ao site Clube de Imprensa o mestre Roosevelt fez questão de agradecer ao Jornalista Lile Corrêa e por seu intermédio toda a imprensa do MS que sempre o apoiou divulgando seus resultados e a realização de seus eventos.