Mídia e democracia na América Latina são temas de conferência nos Estados Unidos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
Redação Portal IMPRENSA

Liberdade de imprensa e direitos civis serão os temas do congresso “Mídia e Democracia na América II: #nosoytuenemigo” promovido pela organização Inter-American Dialogue. O encontro será realizado hoje (6) e amanhã (7), em Washington.

Crédito: Reprodução/SIP

O crescimento da repressão e de ações contra a imprensa e seus profissionais nos países latino-americanos será debatido juntamente com a temática da influência da desinformação (fake news) nas redes sociais em processos eleitorais e suas consequências para a polarização e radicalização de discursos políticos e sociais que ameaçam os laços das comunidades. Um dos painéis vai abordar o status e o futuro dos mecanismos de proteção aos jornalistas.

O evento contará com a participação de representantes de diversas entidades internacionais entre elas a Fundamedios USA, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento e a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

A comissão da SIP terá como convidado especial Carlos Fernando Chamorro, diretor dos periódicos Confidencial e Esta Semana, da Nicarágua, atualmente exilado na Costa Rica. O tema da perseguição aos profissionais de imprensa pelo governo nicaraguense levará a comissão a outros eventos na capital americana. Entre esses, está programado um encontro no Departamento de Estado americano.