Clube de Imprensa

Ministra dos Povos Indígenas promove diálogo inédito com autoridades locais em Mato Grosso do Sul

A ministra se reuniu com o governador Eduardo Riedel, prefeitos e representantes de 14 municípios do estado para mapear e propor estratégias às demandas da população indígena da região

Com apoio da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul-Geral (Assomasul), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, se reuniu nesta quarta-feira (15), em Campo Grande (MS) com parlamentares, prefeitos e com o governador do estado do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. O objetivo do encontro foi dialogar sobre as demandas da população indígena dos diferentes municípios sul-mato-grossenses com os prefeitos e demais representantes de 14 municípios do estado, para pensar estratégias de ação que garantam os direitos dos povos, a partir do trabalho integrado e articulado com os prefeitos e autoridades locais. Foram debatidos temas como acesso à água potável, conflitos fundiários, saneamento básico e demarcação de territórios.

Estiveram presentes na reunião Marcelo Pé, prefeito de Antônio João; Odilon Ribeiro, prefeito de Aquidauana; Reinaldo Pitti, prefeito de Bela Vista; Rudi Paetzold, prefeito de Coronel Sapucaia; Wlademir Volk, prefeito de Dois Irmãos do Buriti; Jair Scapini, prefeito de Guia Lopes da Laguna; Paulo Franjotti, prefeito de Japorã; Fábio Florença, prefeito de Miranda; Valdir Júnior, prefeito de Nioaque; Donizete Viaro prefeito de Paranhos; Eduardo Campos, prefeito de Ponta Porã; Nelson Cintra prefeito de Porto Murtinho; Vanda Camilo, prefeita de Sidrolândia e Rogério Torquetti, prefeito de Tacuru.

O encontro contou também com a participação do secretário executivo do ministério, Eloy Terena, do secretário de Saúde Indígena da Sesai, Weibe Tapeba, da diretora de proteção territorial da Funai, Maria Janete e das deputadas federais Célia Xakriabá, Camila Jara e Vander Loubet.

Ainda nesta quarta-feira (15) a ministra estará na Aldeia Cabeceira, em Nioaque, onde participa da abertura da Grande Assembleia do Povo Terena, que será sede da primeira assembleia da Caravana “Participa, Parente!”. Promovida pelo MPI, esta será a primeira de sete assembléias, nas quais serão escolhidos e/ou convalidados os representantes indígenas do Conselho Nacional de Política Indigenista – CNPI.

Por: Ministério dos Povos Indígenas