Missão brasileira embarca para o Haiti levando bombeiros, equipamentos e medicamentos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

O Presidente Jair Bolsonaro acompanhou o embarque de aeronave que leva atendimento emergencial ao país caribenho, atingido com forte terremoto

Missão brasileira embarca para o Haiti levando bombeiros, equipamentos e medicamentos

Antes do embarque da equipe rumo ao Haiti, o Presidente cumprimentou os militares. – Foto: Isac Nóbrega/PR

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhou, neste domingo (22), o embarque de passageiros, insumos e equipamentos na aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, que seguiu, nesta manhã, da Base Aérea de Brasília para Porto Príncipe, capital do Haiti. O avião leva ao povo haitiano a Missão Humanitária Multidisciplinar Brasileira em resposta emergencial à tragédia causada por um terremoto no último dia 14 no país caribenho.

“A menos de uma semana, recebi a informação de um pedido de nossos irmãos haitianos. Rapidamente, com as Forças Armadas, com nosso Corpo Diplomático, entre outras instituições, essa missão foi rapidamente programada”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.

A missão conta com 32 militares do Corpo de Bombeiros que prestarão socorro imediato à população local e cerca de 7 toneladas de insumos e equipamentos de emergência, como macas e coletes. Também a bordo seguiram outras 3,5 toneladas de medicamentos e insumos doados pelo Ministério da Saúde. A equipe é composta por especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas destruídas.

Antes do embarque da equipe rumo ao Haiti, o Presidente cumprimentou os militares.

“Hoje, aqui, eu cumprimento este pequeno contingente, mas que tem uma grande missão, um grande simbolismo que orgulha a todos nós. Cumprimento-os, então, pelo voluntarismo nessa oportunidade. Vocês realmente orgulham a todos nós brasileiros. E o que a gente mais deseja agora, todos os 210 milhões de brasileiros, é que vocês tenham sucesso nessa jornada”, destacou o Presidente Jair Bolsonaro.

Além do Ministério da Defesa, a operação envolve os Ministérios da Justiça e Segurança Pública; das Relações Exteriores; da Saúde; e do Desenvolvimento Regional.

Segunda Missão

Esta é a segunda missão de assistência humanitária internacional realizada pelo KC-390 na gestão do Presidente Jair Bolsonaro no Governo Federal. Em agosto do ano passado, a aeronave transportou 6 toneladas de material para o Líbano, depois de uma explosão no Porto de Beirute.

Terremoto no Haiti

O Brasil manifestou solidariedade ao povo haitiano depois do terremoto que atingiu o país no último dia 14. O número de mortes ultrapassou 2 mil e foram centenas de feridos. Logo depois do terremoto de magnitude de 7,2, um ciclone tropical também atingiu o país, dificultando as buscas por sobreviventes.

Em nota, o Governo Federal reafirmou o firme compromisso com a continuidade da ajuda humanitária prestada àquele país.

O Ministério das Relações Exteriores está acompanhando a situação por meio da Embaixada em Porto Príncipe para dar toda a assistência aos brasileiros que lá residem.

Segundo o Itamaraty, a comunidade brasileira no Haiti é estimada em 50 pessoas, a maioria de religiosos.

Para qualquer informação, os telefones de plantão da Embaixada brasileira em Porto Príncipe é +509 31629513. No Brasil, a Divisão de Assistência Consular do MRE também está aberta para informações e esclarecimentos a familiares de brasileiros no Haiti. O telefone é +55 61 8197-2284.