Missão do Fonplata está em Ponta Porã

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
Prefeito Hélio Peluffo recepcionou comitiva nesta segunda-feira; agenda da missão segue até sexta
O prefeito Hélio Peluffo recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, missão do Fonplata, Fundo de Desenvolvimento Financeiro da Bacia do Prata, que estará durante toda a semana visitando pontos onde serão aplicados os recursos de infraestrutura no município. Os técnicos Carolina Vera Moreira e Oscar Baldivieso Menacho foram recepcionados pelo prefeito Hélio Peluffo no gabinete, acompanhado do secretário de Governo, Eduardo Campos e secretário de Finanças, Fabrício Cervieri, além de jornalistas convidados especialmente pelo prefeito Hélio para acompanhar a chegada dos representantes do banco interamericano de desenvolvimento regional.
Na semana passada, em reunião com vereadores, o prefeito Hélio Peluffo efetuou a apresentação do programa do projeto ´Fonplata´ destinando mais de R$ 140 milhões em investimentos nos mais diferentes setores do município, garantindo recursos em infraestrutura e na geração de empregos.
No encontro com os parlamentares municipais, o prefeito Hélio fez uma explanação detalhada de todo o projeto apresentado ao Fundo de Desenvolvimento Financeiro da Bacia do Prata, o Fonplata, organismo financeiro multilateral formado pelos 5 países da América do Sul, sendo Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
A missão do banco de desenvolvimento estará em Ponta Porã durante toda a semana para receber oficialmente a documentação do projeto já aprovado, com execução imediata das obras. A revitalização de toda a linha internacional é um dos capítulos a serem executados dentro do programa.
Além da mobilidade urbana e infraestrutura, um dos principais eixos do programa é a geração de empregos diretos, fomentando sobremaneira a economia nos dois lados da fronteira. O programa “Fronteira do Futuro” recebe missão do banco de desenvolvimento quando as ações serão explanadas, tendo obras estruturantes de norte a sul do município.
O prefeito Hélio Peluffo conversou com os representantes do Fonplata e explicou que as obras de mobilidade urbana vão redirecionar o crescimento de Ponta Porã, passando pela revitalização da área central e principalmente com relação ao trânsito ligando as regiões norte e sul. “Hoje, Ponta Porã enfrenta um drama gigantesco pela falta de mobilidade. Sabemos das dificuldades e agora com projeto aprovado, vamos executar um projeto ousado, proporcionado por um sistema moderno de gestão que nos permite ter aprovado esse montante para aplicação em diversas frentes de trabalho, garantindo melhor qualidade de vida a toda população e principalmente visando preparar o desenvolvimento para o futuro de forma ordenada”, afirmou o prefeito Hélio Peluffo.
Um dos eixos centrais do programa de desenvolvimento é a melhoria da qualidade de vida da população. O prefeito Hélio explanou aos técnicos do Fundo de Desenvolvimento Financeiro da Bacia do Prata que o primordial na aplicação dos recursos é a melhoria da qualidade de vida da população, afirmando ainda que o objetivo é reunir objetivos comuns entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero visando a revitalização completa da linha internacional, fomentando o desenvolvimento dos dois lados da fronteira.
“A revitalização da linha é um sonho antigo da fronteira e vamos concretizar agora, vamos buscar apoio da prefeitura de Pedro Juan para viabilizar projeto em comum para os fronteiriços”, enfatizou Hélio Peluffo.
A missão do Fonplata visitará todos os pontos que compõem o projeto de revitalização, visando assim concluir a última etapa do projeto e encaminhar a liberação dos recursos, iniciando assim a execução dos projetos.
No período da tarde, os técnicos do banco de fomento conheceram detalhes das ações a serem desencadeadas na mobilidade e infraestrutura urbana.
 
LEGENDA
 
Prefeito Hélio Peluffo recepcionou técnicos do Fonplata, cuja missão permanece durante toda a semana na cidade  – Foto: Lecio Aguilera