Clube de Imprensa

No Assentamento Itamarati, Sebrae e Prefeitura de Ponta Porã inauguram 1ª Sala do Empreendedor Rural de MS

Espaço é destinado ao atendimento dos empreendedores locais em suas diversas necessidades, desde agregar valor aos produtos até inseri-los no mercado

Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS e a Prefeitura de Ponta Porã inauguraram nessa quarta-feira (15), na sede da Subprefeitura do Distrito de Nova Itamarati, distante 50 km do município, a primeira Sala do Empreendedor Rural de Mato Grosso do Sul. Esse espaço oferece atendimentos para auxiliar a regularização das empresas e dar suporte aos microempreendedores individuais (MEI), muitos concentrados no núcleo urbano do distrito e, pela localização estratégica, também facilita o acesso aos pequenos produtores rurais.

Para o Prefeito Eduardo Campos, a Sala do Empreendedor Rural vem de encontro aos anseios da comunidade do Distrito de Nova Itamarati. “A inauguração desta sala, vai colaborar muito com desenvolvimento do Distrito de Nova Itamarati. Vai trazer orientação e serviços que vão colaborar grandemente para o desenvolvimento desta comunidade. Ponta Porã realiza boas parcerias, como esta, que trazem resultados positivos e paupáveis”, destacou Eduardo Campos.

“Essa conquista da Sala do Empreendedor Rural para o distrito é maravilhosa! Tenho certeza de que será mais uma ferramenta do Sebrae para auxiliar os empreendedores na formalização e na busca de ferramentas que possam impulsionar os negócios. O que esperamos é um desenvolvimento cada vez maior para os produtores do nosso assentamento”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, Raquel Lageano Quintino.

“Em virtude da densidade empresarial e grande número de pequenos produtores rurais instalados na Nova Itamarati, o Sebrae/MS juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã, identificou oportunidade de instalar um ponto de atendimento à micro e pequena empresa e ao agricultor, para promover o fomento econômico e geração de emprego e renda. Esse espaço é muito importante para integrar serviços diversos aos empreendedores urbanos e produtores rurais, fortalecendo o comércio local no distrito Nova Itamarati”, destacou a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Emerson Paulo, destaca que esta é uma das primeiras iniciativas do Sebrae no estado de criação de uma sala do empreendedor com a vocação rural, onde serão oferecidas consultorias, treinamentos e capacitações sobre diversos temas. “O foco é colaborar para que os empreendedores tenham mais sucesso no seu segmento, nos seus produtos e consigam melhorar sua condição de venda”, disse o analista.

Para o subprefeito de Itamarati, Vitor Carlos Neves, o novo espaço será referência para esclarecimento de dúvidas e obtenção de orientações para quem deseja inovar, desenvolver novos produtos, aumentar as vendas e conquistar novos clientes. “Temos a expectativa de começar com a inserção dos produtos no próprio mercado local da comunidade, já que o distrito tem um núcleo urbano pujante e que está em franca expansão e, posteriormente, alcançar novos mercados”, deseja o subprefeito.

Envolvendo aproximadamente 16 mil moradores, Nova Itamarati é o distrito que se originou do Assentamento Itamarati, considerado um dos maiores do Brasil. Diante do fluxo de negócios dessa população e da necessidade dos empreendedores, o Sebrae/MS realizava ação itinerante na Subprefeitura desde o ano passado, com atendimentos feitos uma vez por semana. A criação da Sala do Empreendedor Rural surge então como uma evolução dessa iniciativa, em resposta à grande demanda pelos serviços.

Dentre os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor Rural estão a formalização de negócios, atualização de boleto DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), declaração do microempreendedor individual (MEI), alteração cadastral, regularização de ente federal, emissão de nota de serviço, obtenção do selo de confiabilidade da conta gov.br e parcelamento do MEI. Além do oferecimento de capacitações e orientações para quem empreende ou deseja abrir o próprio negócio.

O atendimento ao público da Sala do Empreendedor Rural ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na sala do setor administrativo da sede da Subprefeitura do distrito de Nova Itamarati, localizado na MS-164 km 45, s/nº, Zona Rural. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, por meio do número 0800 570 0800.

* Diretoria de Comunicação