No MS, Ponta Porã celebra 108 anos neste sábado

EFCBF55D-BE5C-443B-96EA-90C953599907
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

No MS, Ponta Porã celebra 108 anos neste sábado

Nas redes sociais o prefeito Helio Peluffo Filho prestou homenagem a Ponta Porã. Cantores Jonathan Martins e Nilza Terezinha gravaram clipes em homenagem a cidade. Paróquia São José celebrará Missa de Ação de Graças. Programa de rádio incluso no Guinness Book retransmite homenagens da população e sorteia prêmios.

O município de Ponta Porã  comemora aniversário de emancipação político-administrativa neste sábado (18). São 108 anos de fundação da Princesa dos ervais.

De acordo com dados da prefeitura, a emancipação político-administrativa de Ponta Porã ocorreu através do Decreto N° 617, do dia 18 de julho de 1912. Nele, o então governador do Mato Grosso Joaquim Augusto da Costa Marques, estabeleceu os limites do novo município sendo que ao Norte os rios Ivinhema, Brilhante e Santa Maria; ao Sul pelo Paraguai; ao Leste pelo Rio Paraná e a Oeste pelos municípios de Bela Vista e Maracaju.

Em 1892, a guarnição da colônia militar de Dourados foi levada para as nascentes dos córregos: Jovai, São Tomaz, Carambola, São Vicente, Ponta Porã, Teguajho e do Rio São João. Local preferido pelos carreteiros que faziam o transporte de erva-mate. Assim inicia a povoação, denominada, Ponta Porã.
A guarnição foi transferida com a finalidade de proteger os carreteiros dos “quatreros” paraguaios. O primeiro Ponta Poranense registrado, foi Boaventura Nazaré, nascido em 1895.
O município foi criado pela Lei nº 617, de 18 de julho de 1912.
HOMENAGEM
Por causa da Pandemia do Coronavirus, não haverá comemorações no municipio, mas nas redes sociais o prefeito Helio Peluffo Filho prestou homenagem a Princesa dos Ervais.
Os cantores e compositores Jonatas Martins e Nilza Terezinha gravaram video clipes homenageando os 108 anos da cidade.
O programa Show de Prêmios, que incluiu Ponta Porã no Guinness Book, na edição deste sábado das 9h30 as 11h na Nova FM 96,9 com apresentação de Lile Corrêa, Luciana Oliveira e Matheus Corrêa será especial em homenagem ao município com transmissão ao vivo pelo Facebook do Clube de Imprensa.
A Paróquia São José celebrará as 18h Missa de Ação de Graças pelos 108 anos de Ponta Porã. A Missa Presencial para 60 pessoas atendendo as orientações da OMS por causa do Covid-19.