No MS, Ponta Porã celebra 108 anos neste sábado

EFCBF55D-BE5C-443B-96EA-90C953599907

No MS, Ponta Porã celebra 108 anos neste sábado

Nas redes sociais o prefeito Helio Peluffo Filho prestou homenagem a Ponta Porã. Cantores Jonathan Martins e Nilza Terezinha gravaram clipes em homenagem a cidade. Paróquia São José celebrará Missa de Ação de Graças. Programa de rádio incluso no Guinness Book retransmite homenagens da população e sorteia prêmios.

O município de Ponta Porã  comemora aniversário de emancipação político-administrativa neste sábado (18). São 108 anos de fundação da Princesa dos ervais.

De acordo com dados da prefeitura, a emancipação político-administrativa de Ponta Porã ocorreu através do Decreto N° 617, do dia 18 de julho de 1912. Nele, o então governador do Mato Grosso Joaquim Augusto da Costa Marques, estabeleceu os limites do novo município sendo que ao Norte os rios Ivinhema, Brilhante e Santa Maria; ao Sul pelo Paraguai; ao Leste pelo Rio Paraná e a Oeste pelos municípios de Bela Vista e Maracaju.

Em 1892, a guarnição da colônia militar de Dourados foi levada para as nascentes dos córregos: Jovai, São Tomaz, Carambola, São Vicente, Ponta Porã, Teguajho e do Rio São João. Local preferido pelos carreteiros que faziam o transporte de erva-mate. Assim inicia a povoação, denominada, Ponta Porã.
A guarnição foi transferida com a finalidade de proteger os carreteiros dos “quatreros” paraguaios. O primeiro Ponta Poranense registrado, foi Boaventura Nazaré, nascido em 1895.
O município foi criado pela Lei nº 617, de 18 de julho de 1912.
HOMENAGEM
Por causa da Pandemia do Coronavirus, não haverá comemorações no municipio, mas nas redes sociais o prefeito Helio Peluffo Filho prestou homenagem a Princesa dos Ervais.
Os cantores e compositores Jonatas Martins e Nilza Terezinha gravaram video clipes homenageando os 108 anos da cidade.
O programa Show de Prêmios, que incluiu Ponta Porã no Guinness Book, na edição deste sábado das 9h30 as 11h na Nova FM 96,9 com apresentação de Lile Corrêa, Luciana Oliveira e Matheus Corrêa será especial em homenagem ao município com transmissão ao vivo pelo Facebook do Clube de Imprensa.
A Paróquia São José celebrará as 18h Missa de Ação de Graças pelos 108 anos de Ponta Porã. A Missa Presencial para 60 pessoas atendendo as orientações da OMS por causa do Covid-19.