No Sul, proprietário fecha rádio sem dar aviso aos funcionários

Marta Teixeira

Os funcionários da Rádio Guarathan, em Santa Maria (RS), tiveram uma surpresa desagradável na última segunda-feira (8/10). Quando retornaram à sede da emissora à tarde, após uma interrupção para supostos serviços técnicos, eles encontraram as portas fechadas com cadeado e uma mensagem da direção informando sobre o encerramento das atividades. Os trabalhadores registraram Boletim de Ocorrência contra a empresa e encaminharam uma cópia do documento ao Ministério do Trabalho.
Crédito:Reprodução
Os problemas na rádio são antigos. No último fim de semana, por exemplo, os operadores decidiram interromper as atividades por falta de pagamento do salário de setembro.
De acordo com os funcionários, as transmissões foram suspensas às 14h de sábado e retomadas às 6h de segunda-feira. No período da manhã, os programas foram transmitidos normalmente e às 14h, eles receberam ordem de interromper as atividades para que fosse feita uma manutenção. Quando retornaram, no fim do dia, encontraram o prédio fechado e a mensagem anunciando o encerramento das atividades.
A empresa responsabilizou a paralisação dos trabalhadores pelo fechamento da rádio. A reportagem do Portal IMPRENSA tentou contato com o proprietário Luiz Carlos Cozer, mas não conseguiu. Segundo o funcionário Jorge Nascimento, que também é um dos diretores do Sindicato dos Radialistas da região, além de atrasos constantes no pagamento dos salários, a empresa não estava depositando o FGTS.
A paralisação do fim de semana não foi a primeira deste ano. Em fevereiro, os trabalhadores já tinham interrompido as atividades por causa do atraso no pagamento da segunda parcela do 13º salário. Com 58 anos de existência, nos últimos tempos a Rádio Guarathan obtinha sua renda principalmente da venda de horário para transmissão de programas religiosos.

“O proprietário não está atendendo ninguém. A rádio está sucateada e os funcionários trabalham em instalações totalmente insalubres”, afirmou o presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, Silvonei Benfica. Nesta quarta-feira, ele e representantes do departamento jurídico da entidade se reunião com funcionários da Guarathan para discutir a situação.

Legenda: Mesa Redonda dos Esportes,com as principais notícias do esporte de Santa Maria e Campeonato Brasileiro, com Marion Bittencourt, Miguel Gomes e Renato Olveira – Foto: Reprodução Facebook

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book