Nova ferramenta permite que o usuário denuncie desinformação online

A019CD1F-B212-42C4-88D7-ED642F1CDDD0
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Nova ferramenta permite que o usuário denuncie desinformação online


Redação Portal IMPRENSA*

O Healthy Internet Project, ferramenta que permite que o usuário denuncie desinformação ou conteúdo nocivo  na internet, já está disponível. O objetivo é melhorar a qualidade do discurso online e desencorajar conteúdo que causa danos às pessoas e à sociedade.

O projeto é incubado pela TED, com apoio da Jigsaw e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês).

A ação conta com parceiros brasileiros, como a agência de checagem Aos Fatos, o consórcio Comprova e o blog Estadão Verifica.

Crédito:Divulgação Healthy Internet Project

Como funciona

O Healthy Internet Project permite que o usuário marque o melhor e o pior na internet – sejam artigos de notícia, um vídeo, uma publicação em rede social. Os jornalistas, líderes comunitários e companhias de tecnologia parceiros verão as marcações e agirão sobre elas: escrevendo histórias para promover educação local e removendo conteúdo que viola suas políticas.

O usuário precisa instalar a extensão (disponível inicialmente na Chrome web store), e pode marcar qualquer URL que quiser com apenas um clique. É preciso indicar qual o tipo de conteúdo denunciado: desinformação, abuso, discurso de ódio ou conteúdo que explora o medo das pessoas.

Não há necessidade de informar dados pessoas, como o email.  O usuário poderá ativar notificações do seu navegador caso queira saber o que está sendo produzido com suas marcações.

Para instalar a extensão, acesse aqui.