Número de veículos e jornalistas vítimas de liberdade de expressão cresceu mais de 20% em 2021

A Associação Brasileira Emissoras de e TV (Abert) de rádio nesta terça-feira anual (2 o relatório “Violações à Liberdade de Expressão”).
De acordo com o levantamento, que é realizado desde 2012, o Brasil teve no ano passado 145 casos de violência não permitidos contra profissionais da imprensa e veículos de comunicação, ou 2,7 casos por semana.
Ainda de acordo com o estudo, o número de profissionais da imprensa e de comunicação alvos de violência já cresceu 21,69% em relação a 2020, atingindo o total de 230.
Crédito: Reprodução
Com um total de casos de ofensas 53, os casos de ofensasm o ranking da Abert de violações à liberdade de expressão no Brasil 20214, intimidações26), ameaças (12), atentados (8) , injúrias (6), aques/vandalismo (4) e censura (1).
Armas de fogo

Chamou atenção dos responsáveis ​​pelo estudo o aumento de 100% no número de atentados contra jornalistas. Segundo a Abert, em 50% desses casos foram utilizadas armas de fogo.

O levantamento não registrado assassinatos de jornalistas no Brasil em 2021. É a segunda vez que o relatório começou a ser elaborado. A primeira foi em 2019.
Entretanto, o relatório destacado o assassinato em abril do ano passado, na Bahia, do radialista Weverton Rabelo Fróes. O crime não foi computado pois ainda está sendo investigado.
O documento elaborado pela Abert também informações do Ranking Mundial de Liberdade traz da ONG Repórteres (RSF), destacando que, pela primeira vez em 20, o Brasil entrou na zona vermelha do levantamento, ficando na 111ª posição. As primeiras Finlândia, Suécia e Dinamarca estão ocupadas.
“No Brasil, infelizmente, ocorreu o quarto ano seguido de queda e desta vez, o Brasil perdeu quatro posições no rol, passando da colocação de 107 para 111. Desde 2002, quando o ranking começou a ser publicado, esta é a posição do Brasil. A classificação mostra que, nesses países, o trabalho do jornalista é considerado mais difícil. O cenário brasileiro é mais uma vez bastante preocupante”, afirmou Flávio Lara Resende, presidente da Abert.
O relatório da Abert destacou uma pesquisa feita em 2021 pela empresa Bites, na qual foram registrados também em todo o mundo 4 mil ataques virtuais ao trabalho jornalístico por dia.