Oficiais de cozinha da Rede Municipal recebem certificados em Ponta Porã

foto_2_merenda
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Oficiais de cozinha da Rede Municipal recebem certificados em Ponta Porã

foto_1_oficiais_cozinha 1 foto_2_merenda foto_03_ludimar_merendaEdilson José Alves*

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou certificados para as oficiais de cozinha que trabalham nas 30 escolas e centros de educação infantil que integram a Rede Municipal de Ensino (REME). A solenidade que reuniu as profissionais que preparam a merenda escolar ocorreu na noite de quarta-feira no Centro Internacional de Convenções.

Segundo a secretária municipal de Educação, Márcia Cristina da Silva Souza, o prefeito Ludimar Novais (PDT), tem priorizado a educação e, principalmente, a qualidade da merenda escolar. “Nesta quarta-feira, dia 18, fizemos a entrega dos certificados para 70 oficiais de cozinha que trabalham na nossa rede municipal. Elas receberam capacitação oferecida pela Prefeitura com aulas ministradas pela nossa nutricionista Silvia Soto”, disse.

O prefeito Ludimar Novais ao falar para as oficiais de cozinha, fez questão de agradecer a todas elas pela dedicação e amor ao trabalho. “Quero agradecer pelo carinho e amor com que preparam as refeições que são servidas para as nossas crianças. Também agradeço aos nossos diretores de escolas, professores, coordenadores e todo o pessoal do administrativo, sem os quais não poderíamos oferecer uma educação de qualidade para os nossos alunos”, disse.

Ludimar disse que nos últimos três anos conseguiu melhorar a qualidade da merenda. “Embora tenhamos aumentado o número de alunos de 10 mil para 12 mil na rede municipal, hoje servimos merenda de qualidade e estamos gastando menos. A economia é de mais de R$ 1 milhão se comparado com gestão anterior. E é importante ressaltar que as refeições que serviços são de qualidade e obedecem todas as recomendações do Ministério da Educação”, ressalta.

Um outro ponto importante para a melhoria da qualidade da merenda, é que a determinação do prefeito Ludimar Novais é para que a nutricionista que percorre as escolas, faça o acompanhamento de perto, desde a aquisição do produto, armazenamento e depois acompanhando e orientando as oficiais de cozinha na preparação dos alimentos.

“Nós temos o cuidado de fiscalizar o produto que é entregue. Se o fornecedor, por exemplo, entrega uma banana passada, na hora a oficial de cozinha aciona a nutricionista, o produto é reprovado e quem vendeu obrigatoriamente faz a substituição. É dessa forma que ocorre com todos os produtos, inclusive a carne bovina que é servida aos alunos é carne de primeira (patinho). Nossa preocupação é servir sempre refeições com nutrientes e proteínas de acordo com a idade de cada criança”, disse a secretária de Educação.

Márcia Cristina destacou também destacou que durante a gestão do prefeito Ludimar Novais, nos Centros de Educação Infantil (CEINF), as crianças recebem quatro refeições diárias; já os alunos das escolares regulares recebem uma alimentação diária; e os alunos que estudam nas escolas da zona rural recebem diariamente duas refeições diárias.

LEGENDA:

Foto 01 – Prefeito Ludimar Novais durante pronunciamento para as oficiais de cozinha da rede municipal de ensino

Foto 02 – Alunos da rede municipal de Ponta Porã recebem merenda de qualidade

Foto 03 – Prefeito Ludimar acompanhando preparação da merenda escolar

Fotos: Edinho Matozo