ONG de Proteção Animal salva tartaruga atropelada na fronteira

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

No sábado dia 10 de dezembro por volta das 21h a ONG de Proteção Animal Amigos do Dr. Marcelo Resende recebeu um pedido de socorro, para um Jabuti que havia sido atropelado na BR em frente a empresa Pró Lavoura, próximo a entrada do município de Ponta Pora  (MS).

O pedido de socorro foi feito pela senhora Janaina que passava pelo local após descer do ônibus quando voltava do trabalho.

Dr. Marcelo Resende medico veterinário especialista em clínica e cirurgia de animais silvestres se deslocou até o lugar realizando o salvamento do animal levando para o Centro Veterinário para avaliação, exames e tratamento.

Após avaliação foi constatado que se tratava de uma Podocnemis Unifili, popularmente conhecida como Tartaruga Tracaja, fêmea pesou 820 gramas, tem aproximadamente 5 anos e apresentava fraturas no casco, tanto no plastrão como na carapaça, pelas quais expunham seus órgãos internos e não tinha movimentos nas pernas traseiras. Foi realizado exame de radiografia que confirmaram diversas fraturas no casco e na coluna.

Diante do quadro clínico do paciente foi levado ao centro cirúrgico para reconstrução do casco. A cirurgia ocorreu sob anestesia geral e o paciente foi medicado com antibióticos, anti inflamatórios e analgésicos. A cirurgia durou cerca de duas horas, logo após 20 minutos o animal já estava acordado e se recuperando. O paciente segue internado sendo acompanhado seu estado clinico pela equipe do Centro Veterinário, e passara por fisioterapia, caso a Tartaruga perca os movimentos dos membros posteriores será providenciado uma cadeira de rodas para ela se locomover.