ONU celebra o Dia Mundial do Rádio com o tema ‘Diálogo, Tolerância e Paz’

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
Redação Portal IMPRENSA

Escolhido em 2011 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial do Rádio, 13 de fevereiro será marcado por uma campanha do órgão para incentivar a tolerância e ressaltar a importância do rádio como espaço de diálogo e estímulo da paz.

Crédito: Reprodução/ONU

“Vamos reconhecer o poder do rádio para promover diálogo, tolerância e paz”, destacou António Guterres, secretário-geral da ONU, em mensagem alusiva à data. Guterres lembrou que o rádio é uma ferramenta poderosa “que mesmo em um mundo de comunicações digitais atinge mais pessoas do que qualquer outra plataforma de mídia”.

Para marcar a data, a Unesco, órgão da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura promove uma campanha convidando emissoras de todo o mundo a participar da celebração envolvendo suas audiências em discussões, dando voz aos que não a têm para compartilhar suas experiências e promover ações de tolerância e paz. As mensagens devem ter no máximo 30 segundos de duração.

Também foram criados materiais promocionais nas seis línguas oficiais da ONU que podem ser utilizados em diversas plataformas. A organização promove ainda um concurso, com diversos prêmios, aberto a emissoras de todo o mundo.

“Todo ano temos um tema, o desse ano é “Diálogo, Tolerância e Paz”. Esse tema nos faz perceber que o rádio pode mediar conflitos, pode facilitar a paz por meio do diálogo e da tolerância. “, explicou o coordenador de comunicação e informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares, em entrevista ao programa Nacional Jovem, transmitido pelas rádios Nacional da Amazônia e do Alto Solimões.

Clique aqui para assistir ao vídeo de António Guterres.