Clube de Imprensa

ONU celebra o Dia Mundial do Rádio com o tema ‘Diálogo, Tolerância e Paz’

Redação Portal IMPRENSA

Escolhido em 2011 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial do Rádio, 13 de fevereiro será marcado por uma campanha do órgão para incentivar a tolerância e ressaltar a importância do rádio como espaço de diálogo e estímulo da paz.

Crédito: Reprodução/ONU

“Vamos reconhecer o poder do rádio para promover diálogo, tolerância e paz”, destacou António Guterres, secretário-geral da ONU, em mensagem alusiva à data. Guterres lembrou que o rádio é uma ferramenta poderosa “que mesmo em um mundo de comunicações digitais atinge mais pessoas do que qualquer outra plataforma de mídia”.

Para marcar a data, a Unesco, órgão da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura promove uma campanha convidando emissoras de todo o mundo a participar da celebração envolvendo suas audiências em discussões, dando voz aos que não a têm para compartilhar suas experiências e promover ações de tolerância e paz. As mensagens devem ter no máximo 30 segundos de duração.

Também foram criados materiais promocionais nas seis línguas oficiais da ONU que podem ser utilizados em diversas plataformas. A organização promove ainda um concurso, com diversos prêmios, aberto a emissoras de todo o mundo.

“Todo ano temos um tema, o desse ano é “Diálogo, Tolerância e Paz”. Esse tema nos faz perceber que o rádio pode mediar conflitos, pode facilitar a paz por meio do diálogo e da tolerância. “, explicou o coordenador de comunicação e informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares, em entrevista ao programa Nacional Jovem, transmitido pelas rádios Nacional da Amazônia e do Alto Solimões.

Clique aqui para assistir ao vídeo de António Guterres.