Organização Internacional para as Migrações realiza capacitação para jornalistas sobre a questão migratória

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Redação Portal IMPRENSA

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizará a capacitação Migração e Meios de Comunicação para jornalistas e assessores de comunicação.

A ação será no dia 06 de fevereiro, em São Paulo, e contará com três módulos de aprendizagem sobre o tratamento jornalístico da questão imigratória. A data limite para a inscrição é 2 de fevereiro e as vagas são limitadas.

A realização da capacitação é uma parceria entre o Escritório Regional da América do Sul da Organização Internacional para as Migrações – OIM e o Escritório Nacional da OIM no Brasil.

Crédito:Internet
Módulos
A capacitação é composta por três módulos:
1.Conceitos e tendências sobre migração
No primeiro módulo, “Conceitos e Tendências sobre Migração”, são fornecidas noções fundamentais sobre o assunto. Começando com a definição da palavra “migrante”, uma visão geral das tendências da migração no mundo, suas variáveis, números, fatores que causam, consequências e alguns dos principais desafios da migração atual, entre outros.

2. Migração e Mídia
O segundo módulo, “Migração e mídia”, aborda a relação entre a agenda jornalística e a migração. Será feita a reflexão sobre as diferenças entre percepção e realidade, como a cobertura da mídia influencia na criação de estereótipos em torno da migração, o papel da mídia em ajudar a prevenir a xenofobia e a demolir mitos, entre outros. Além disso, será realizada uma prática baseada em 10 pontos para o Tratamento Jornalístico da Questão Migratória, que inclui, entre outros, diretrizes e terminologia apropriadas para o tratamento jornalístico do assunto, destacando exemplos específicos de cobertura da mídia e fornecendo fontes para obter dados e informações sobre migração.

3. Dinâmica atual da migração na região. Estudo de caso: fluxos venezuelanos
No terceiro módulo, é feita referência à dinâmica atual da migração na região sul-americana, incluindo o fluxo de venezuelanos como um estudo de caso.

Expositores
Ezequiel Texidó, Oficial Regional de Parcerias e Políticas da OIM para a América do Sul
Juliana Quintero, Oficial Regional de Mídia e Comunicação da OIM para a América do Sul
Expositores de Agências da ONU convidadas.

Inscrição
O interessado na capacitação deve enviar a solicitação de inscrição para o e-mail [email protected] com as seguintes informações:
No assunto do e-mail: Capacitação para Jornalistas em São Paulo – Brasil
No corpo do e-mail:
Nome e sobrenome
Meio de comunicação ou assessoria para o/a qual trabalha
Editorias que costuma cobrir
Breve descrição do motivo pelo qual gostaria de participar da capacitação
Mais informações aqui.