Organização Internacional para as Migrações realiza capacitação para jornalistas sobre a questão migratória

migrao certa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Organização Internacional para as Migrações realiza capacitação para jornalistas sobre a questão migratória

Redação Portal IMPRENSA

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizará a capacitação Migração e Meios de Comunicação para jornalistas e assessores de comunicação.

A ação será no dia 06 de fevereiro, em São Paulo, e contará com três módulos de aprendizagem sobre o tratamento jornalístico da questão imigratória. A data limite para a inscrição é 2 de fevereiro e as vagas são limitadas.

A realização da capacitação é uma parceria entre o Escritório Regional da América do Sul da Organização Internacional para as Migrações – OIM e o Escritório Nacional da OIM no Brasil.

Crédito:Internet
Módulos
A capacitação é composta por três módulos:
1.Conceitos e tendências sobre migração
No primeiro módulo, “Conceitos e Tendências sobre Migração”, são fornecidas noções fundamentais sobre o assunto. Começando com a definição da palavra “migrante”, uma visão geral das tendências da migração no mundo, suas variáveis, números, fatores que causam, consequências e alguns dos principais desafios da migração atual, entre outros.

2. Migração e Mídia
O segundo módulo, “Migração e mídia”, aborda a relação entre a agenda jornalística e a migração. Será feita a reflexão sobre as diferenças entre percepção e realidade, como a cobertura da mídia influencia na criação de estereótipos em torno da migração, o papel da mídia em ajudar a prevenir a xenofobia e a demolir mitos, entre outros. Além disso, será realizada uma prática baseada em 10 pontos para o Tratamento Jornalístico da Questão Migratória, que inclui, entre outros, diretrizes e terminologia apropriadas para o tratamento jornalístico do assunto, destacando exemplos específicos de cobertura da mídia e fornecendo fontes para obter dados e informações sobre migração.

3. Dinâmica atual da migração na região. Estudo de caso: fluxos venezuelanos
No terceiro módulo, é feita referência à dinâmica atual da migração na região sul-americana, incluindo o fluxo de venezuelanos como um estudo de caso.

Expositores
Ezequiel Texidó, Oficial Regional de Parcerias e Políticas da OIM para a América do Sul
Juliana Quintero, Oficial Regional de Mídia e Comunicação da OIM para a América do Sul
Expositores de Agências da ONU convidadas.

Inscrição
O interessado na capacitação deve enviar a solicitação de inscrição para o e-mail robuepress@iom.int com as seguintes informações:
No assunto do e-mail: Capacitação para Jornalistas em São Paulo – Brasil
No corpo do e-mail:
Nome e sobrenome
Meio de comunicação ou assessoria para o/a qual trabalha
Editorias que costuma cobrir
Breve descrição do motivo pelo qual gostaria de participar da capacitação
Mais informações aqui.