Organizações jornalísticas de sete países se unem para monitorar liberdade de expressão

Redação Portal IMPRENSA

Organizações jornalísticas de sete países da América Latina formaram uma aliança para monitorar a liberdade de expressão em suas regiões. Batizada de Vozes do Sul, a iniciativa reúne a Fundamedios (Equador), o Centro de Arquivos e Acesso à Informação Pública (Uruguai), o Fórum de Jornalismo Argentino, o Instituto de Imprensa e Sociedade (do Peru e da Venezuela), o Comitê para a Liberdade de Expressão (Honduras) e a Associação Nacional de Imprensa (Bolívia).

Crédito:Pixabay

Em entrevista ao Centro Knight para Jornalismo na América Latina, o jornalista uruguaio Fabián Werner, do Centro de Arquivos e Acesso à Informação Pública, explicou que o monitoramento terá como base 12 indicadores. Entre os mais relevantes estão: assassinato, sequestro, desaparecimento forçado, detenção arbitrária, tortura, processos judiciais e uso abusivo do poder do Estado.

A jornalista Adriana León falou pelo Instituto de Imprensa e Sociedade do Peru e destacou que um dos objetivos é iniciar um debate sobre o estado atual da mídia nesses países e saber o motivo que tem levado ao aumento da rejeição à imprensa entre os indivíduos. O projeto também pretende apoiar os sistemas de monitoramento de cada participante dentro do seu país e formar uma plataforma regional na internet reunindo os alertas emitidos pelas organizações. A Fundamedios ficará encarregada da administração da plataforma.

As entidades participantes se aproximaram devido à semelhança de problemas enfrentados pela mídia nos respectivos países envolvidos. “Estes têm a ver com a dificuldade que existe para obter uma resposta rápida dos Estados na investigação de crimes contra jornalistas“, ressaltou Werner ao Centro Knight.