Origem do Dia das Mães

91E596C7-A1C7-4007-847F-A1FF0A9E5523
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Origem do Dia das Mães

Dia das mães no Brasil

A popularização dessa data nos Estados Unidos fez com que ela eventualmente chegasse ao Brasil. Os historiadores falam que a primeira celebração do tipo aconteceu aqui em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Essa primeira vez foi promovida pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.

O Dia das Mães foi oficializado no Brasil na década de 1930, quando o presidente Getulio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Por meio desse documento, determinou-se o segundo domingo de maio como momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Essa data foi uma conquista realizada por influência do movimento feminista brasileiro, que estava em crescimento. Outra conquista importante na época foi o sufrágio universal feminino, decretado também em 1932.

Comercialização do Dia das Mães

Com a oficialização da data, ela se popularizou mais ainda nos Estados Unidos. Entretanto, Anna Jarvis tornou-se crítica ao Dia das Mães por conta da sua comercialização. O intuito dela era que a data fosse algo voltado para a questão sentimental e que, portanto, não fosse explorada como momento para obter-se lucro. Ela criticava bastante a venda de cartões feitos para a data, pois considerava que quem os comprava era preguiçoso demais para fazer uma dedicatória escrita à mão.

Aqui no Brasil a situação não foi diferente. Uma vez criada a data comemorativa, a prática de celebrar o Dia das Mães foi crescendo e tornou-se uma das celebrações mais importantes do ano. Atualmente, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.

Dia das mães no mundo

Aqui no Brasil, comemora-se o Dia das Mães no segundo domingo de maio. Essa celebração é realizada em data diferente em outros países Foto: Commos

O Dia das Mães brasileiro seguiu a tradição instituída nos Estados Unidos, e a comemoração, como mencionado, é realizada no segundo domingo do mês de maio. Outros países no mundo, como  Dinamarca, Alemanha, Austrália, Malásia e Uruguai, também celebram-no nessa data.

Entretanto, nem todos os países seguem a tradição norte-americana e, portanto, comemoram o Dia das Mães em outra data. A Rússia e a Sérvia, por exemplo, comemoram-no no dia 8 de março; a Noruega, no segundo domingo de fevereiro; o Líbano, no início da primavera no Hemisfério Norte (21 de março); e a Argentina, no terceiro domingo de outubro.

Percebemos, portanto, que cada país realiza a celebração no momento que acha apropriado. O importante é que essa figura tão importante na vida de todos seja homenageada da forma que merece, independentemente da data.

Com informações Brasil Escola*