Os Serranos se apresentam no CTG de Ponta Porã neste sábado

CTG Querência da Saudade realizará neste sábado dia 18 de agosto Baile com Os Serranos do Rio Grande do Sul

Lile Corrêa*

O CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Querência da Saudade, traz de volta a Ponta Porã um dos maiores grupos do Rio Grande do Sul, o Grupo Os Serranos que fará show no sábado, dia 18 de agosto no Galpão Crioulo da entidade, localizado às margens da rodovia MS 164, km 12.

De acordo com Mana Dal Molin, Patroa do CTG Querência da Saudade, as mesas estão à venda e os interessados podem procurar a patronagem ou qualquer integrante do CTG para garantir já a sua mesa.  O telefone para maiores informações é o telefone (67) 3431-3477.

A história dos Serranos começou no ano de 1968, na cidade de Bom Jesus, serra do Rio Grande do Sul, surgiu uma dupla de gaiteiros com uma grande missão: levar a cultura gaúcha para muitos cantos do Brasil e exterior.  A formação original era composta por Edson Becker Dutra e Frutuoso Luis de Araújo.

Em 1969 a dupla gravou o seu primeiro álbum, um compacto duplo pela gravadora Copacabana. Seu padrinho e apoiador, Honeyde Bertussi.  Foi ele quem escreveu uma carta de recomendação à gravadora Copacabana de São Paulo e, com este apadrinhamento, OS SERRANOS conseguiram essa grande façanha, gravar seu primeiro disco.

Neste álbum constam o chote Minha Querência e a valsa Suspiro de uma Saudade, além de outras duas músicas, todas compostas pelos então meninos.

Em 1972, já como Conjunto Os Serranos, voltaram a São Paulo e, pela gravadora Califórnia, gravaram o primeiro LP – Nostalgia Gaúcha, com os sucessos Terol do Tio Domingos e Chimarreando. Nos anos seguintes gravaram nove LPs pela Chantecler, seguida pela RGE, Som Livre, ACIT e Galpão Crioulo Discos.

Nesses quase 50 anos de história, o Conjunto Os Serranos faz shows e bailes por muitos lugares do Brasil, pelos países do Mercosul e com duas turnês de grande sucesso nos USA.

Sua discografia é composta por 29 discos inéditos, sendo um dos conjuntos que mais vende discos no seu gênero no país. Entre suas conquistas estão três discos de ouro: “Isto é… Os Serranos”, “Bandeira dos Fortes” e “Os Serranos Interpretam Sucessos Gaúchos”. Em 2009 foram indicados ao Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de música de Raízes Brasileiras – com o CD – Os Serranos – 40 anos – Sempre Gaúchos! Em 2013 foram indicados novamente ao Grammy Latino na categoria de melhor álbum de música de raízes Brasileiras – pelo CD – Os Serranos Interpretam Sucessos Gaúchos Vol. 3.

Tem 2 DVDs – OS SERRANOS ao vivo na EXPOINTER e OS SERRANOS 40 ANOS, SEMPRE GAÚCHOS!

Receberam, ao longo da carreira, inúmeras condecorações e premiações, tanto de órgãos públicos como de entidades privadas.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book