Papagaio é socorrido por renomado médico veterinário e passa por cirurgia na fronteira

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

O Jornal Che Fronteira teve acesso ao relatório de atendimento do médico veterinário Dr. Marcelo Resende, especialista em cirurgia em animais silvestres. A ação de salvamento aconteceu neste sábado (10/12) quando por volta das 10h deu entrada no Centro Veterinário, um papagaio Amazona Aestiva, com 6 anos de idade, de propriedade de Luana Pinna, a qual mencionou que seu animal de estimação estava muito triste, quieto e não estava se alimentando bem, estava com dificuldade para fazer suas necessidades fisiológicas o que ocasionou um aumento de volume na barriga, volume esse que era duro.

O paciente foi atendido pelo médico veterinário Dr. Marcelo Rezende, que realizou exames constatando que a ave estava desnutrido, pesou apenas 265 gramas, onde o ideal seria 450 gramas, desidratação, fraqueza, dor na região cloacal, diarreia esbranquiçada e aumento de volume. Suspeitou-se de retenção de ovo.

Diante dos sinais clínicos foi solicitado exame de radiografia do paciente, a qual foi realizada imediatamente, revelando um grande ovo retido, com cerca de 5 centímetros.

O animal foi preparado e encaminhado ao centro cirúrgico onde foi operado, sob anestesia geral.

De acordo com Dr. Marcelo Rezende “a cirurgia durou aproximadamente 50 minutos e tudo correu bem, o louro foi internado e logo após teve alta voltando para casa com sua dona Luana Pinna”.

“Luana ficou muito agradecida, ficou alegre quando recebeu seu animalzinho bem, ela pensou que voltaria para pegar o corpo do seu animal de estimação, pensou que ele não resistiria a cirurgia, e ao chegar teve uma grande surpresa, o papagaio estava assoviando de felicidade”, contou Dr. Marcelo.