Pela primeira vez em 175 anos, AP terá uma mulher negra como CEO

Redação Portal IMPRENSA
Pela primeira vez em 175 anos de existência, a Associated Press terá uma CEO mulher e negra. Daisy Veerasingham, até então vice-presidente executiva e diretora de operações da agência internacional de notícias, foi nomeada nesta terça-feira para substituir Gaty Pruitt, que liderava a agência desde 2012.
Veerasingham é britânica com descendência do Sri Lanka. Segundo comunicado da AP, “sua nomeação mostra a mudança no retrato da agência”, já que 40% das receitas são geradas fora dos Estados Unidos – porcentagem que representa o dobro do que há 15 anos.
Crédito:Reprodução/AP
Daisy Veerasingham CEO da AP
Daisy Veerasingham é a nova CEO da Associated Press
A nova CEO chegou à AP em 2004, como diretora de vendas em Londres. Passou pela área de licenciamento de conteúdo e marketing em países da Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Austrália, durante o processo de expansão da agência, e no início deste ano, passou a comandar a diretoria de operações.
No novo cargo, ela terá como principal função a diversificação das fontes de receita. Assim como grande parte das empresas de comunicação, a AP viu sua receita cair cerca de 25% na última década.  Veerasingham disse que quer continuar lutando pela liberdade de imprensa e ao acesso à informação.
“Esses são valores fundamentais para a AP desde sua fundação, há 175 anos”, disse ela em entrevista. “Eu acho que eles são realmente mais importantes hoje.”