Clube de Imprensa

Plataforma jornalística Earth News Terra busca revelar potencial dos biomas brasileiros

Redação Portal IMPRENSA
Foi lançada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Earth News Terra, plataforma bilíngue voltada à cobertura jornalística de assuntos ligados a meio ambiente, clima e geografia humana.

Tendo como um dos pilares a proposta de divulgar o conhecimento de povos tradicionais, aproximando tais saberes ancestrais da ciência, a parte editorial do projeto é comandada pelo jornalista Lourival Sant’anna.

Conhecido por sua atuação como analista internacional em veículos como CNN Brasil e Estadão e também por sua experiência na cobertura de guerras e conflitos armados, Lourival explica na entrevista a seguir que o Earth News Terra também tem como missão editorial mostrar o potencial da Amazônia e de outros biomas brasileiros para a produção de fármacos, alimentos, cosméticos e matérias-primas.

“As soluções para os problemas da humanidade, na forma de princípios ativos, insumos industriais e até os algoritmos do comportamento dos seres vivos estão escondidos na Amazônia e em outros biomas. Nossa tese é de que o Brasil só será um país avançado se descobrir essas soluções e, claro, patenteá-las. Para isso, é preciso promover o encontro entre a ciência e o conhecimento dos povos que vivem na floresta, que a entendem intimamente.”

Crédito: Reprodução

Portal IMPRENSA – Como surgiu a ideia de criar a plataforma?

Lourival Sant’anna – Há vários anos observo um debate estéril e um dilema entre levar prosperidade para os 30 milhões de pessoas que vivem na Amazônia e a preservação da floresta. Esse impasse parte do princípio equivocado de que para extrair riquezas da floresta é preciso destruí-la. A floresta de pé tem riquezas muito mais valiosas do que o que a pecuária, a soja, a extração de madeira depredatória e o garimpo podem oferecer. Essas riquezas estão escondidas na floresta, na forma de princípios ativos para fármacos, alimentos, cosméticos, matérias-primas e insumos industriais, entre outras soluções. Para descobri-las, precisamos ouvir os povos tradicionais, que conhecem a floresta como ninguém, e juntar esse saber com a produção científica, para produzir patentes que trarão prosperidade para as pessoas que vivem na Amazônia e para o Brasil. Só então o Brasil se tornará um país avançado, porque a Amazônia ocupa metade do território brasileiro. Mas isso se aplica também à Mata Atlântica, à Caatinga, ao Cerrado, ao Pantanal e aos Pampas.
Portal Imprensa – Por que ela é bilíngue?
Lourival Sant’anna –  Porque esse é um tema que tem apelo mundial. Realizei duas expedições pela Ásia, em abril e maio, e discuti essa questão com muitos profissionais, que também fazem diagnósticos semelhantes sobre os territórios em que atuam. Em 2019, passei dois meses na África, e percebi a mesma coisa. O Earth News Terra trará histórias de todo o mundo. E mesmo os projetos aqui do Brasil podem e devem fazer a interface com povos tradicionais, cientistas, organizações e empresas de outros países, como aliás já tem acontecido. Isso precisa ser intensificado, ampliado e amadurecido em termos da atuação de todos e da regulação por parte do Estado brasileiro.
Portal IMPRENSA – Quem está por trás do projeto?
Lourival Sant’anna – Sou o editor, e o Marcello Queiroz, que foi diretor de redação do Propmark, cuida das relações institucionais. A equipe cresce a cada dia, e conta com nomes como a repórter indígena Luciene Kaxinawá, baseada em Rondônia, mas que percorre toda a Amazônia; o documentarista Adriano Gambarini; o fotógrafo Érico Hiller; o médico Fabio Tozzi; a nutricionista Valéria Paschoal. O projeto envolve muitas áreas do conhecimento.
Portal IMPRENSA – A ideia é conseguir patrocinadores? Como foi planejado o financiamento da plataforma?
Lourival Sant’anna – Sim. Demos o start com recursos próprios e estamos em busca de patrocínio.
Portal IMPRENSA – O assunto meio ambiente é amplo. Como vocês buscaram encaixar as diferentes pautas sob esse guarda-chuva? Existem diferentes ‘editorias’? Além de ambiente, a ideia é cobrir outros temas?
Lourival Sant’anna –  Nosso foco é o ponto de encontro entre o conhecimento dos povos tradicionais, a natureza e a ciência, em busca de soluções de desenvolvimento sustentável. Não achamos que seja possível encontrar essas soluções sem considerar as pessoas que vivem nos biomas, nem pensar na prosperidade delas sem a preservação da natureza. Então é um ângulo abrangente e ao mesmo tempo fechado dentro de uma estratégia clara.
Pular para o conteúdo