ONG Añua Wrap Slings e Equipe Abraça O Parto vai realizar a Hora do Mamaço na Praça do Quartel com oficinas e palestras
Eder Rubens*
Ponta Porã cidade localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, fronteira seca com Paraguai, aderiu a Semana Mundial do Aleitamento Materno que acontece na primeira semana de agosto em todo país, e estende a programação durante todo mês.
A ONG AÑAñua Wrap Slings e a Equipe do Projeto Abrace O Parto que realizam um importante trabalho voluntário de conscientização sobre a importância da amamentação, estarão participando do movimento nacional “A Hora do Mamaço”, que consiste em reunir o maior número de mães amamentando ao mesmo tempo.
Conforme informou Adriana Costa Sanabria, idealizadora e coordenadora da ONG Añua Wrap Slings, a Hora do Mamaço acontecerá no dia 28 de agosto, a partir das 15h30 na Praça do 11 Regimento de Cavalaria Mecanizado Marechal Dutra, região central de Ponta Porã.
Adriana Costa eu também é mãe, Slingueira e adepta a Criação com Apego, lembra que este é um movimento de paz e liberdade, que conta com o apoio da Equipe Abrace o Parto, que atua a um ano em Ponta Porã, realizando encontros mensais com gestantes, tentantes, parturientes e pessoas interessadas no assunto.
“A Equipe tem o objetivo de empoderar mulheres de que elas podem parir naturalmente. Discute e esclarece mitos que são criados referentes à gestação e tudo que envolve o gestar/maternar. A programação esta recheada de conhecimento. O objetivo é que as famílias fiquem a vontade” disse Adriana, ressaltando que “Teremos uma maravilhosa tarde de domingo. O evento não é restrito a lactantes, é para nossa sociedade, para entendermos a importância da amamentação”.
A organização da primeira Hora do Mamaço de Ponta Porã, informou que os participantes devem vestir roupas leves ou confortáveis. Levar almofadas, mantas, toalhas para sentar-se ao chão, visando participar da programação prevista para o domingo (28).
A programação prevê Roda de Conversa: Amamentar – suas dores e mitos com a equipe Abre o Parto, pais e mães. Convidada especial Fonoaudióloga e Doula Simone Espinosa; Oficina: Amamentação do Wrap Sling – Por Adriana Costa (Slingueira).
A equipe responsável pelo atendimento na Semana Nacional de Amamentação utiliza alguns termos, como A palavra Doula que vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando. Slingueira, material para carregar o bebê, onde se usa um tecido denominado Sling que é amarrado envolto ao corpo para carregar o bebê e/ou criança. A voluntária fabrica o Slingueira e ensina as mães a usar, pois existem vários tipos de amarrações.
Legenda – Abrace o Parto e ONG Añua Wrap Slings realizam importante trabalho voluntário na fronteira