Ponta Porã participa do Programa Sindicato Forte

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Ponta Pora participa do Programa Sindicato Rural Forte - Foto Lile Correa20160511_095058André Cardinal e membros da Diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã participam do Programa Sindicato Forte

Lile Corrêa*

Na manhã desta quarta-feira, dia 11 de maio no Auditório do Sindicato Rural de Ponta Porã, no Parque de Exposição Alcindo Pereira aconteceu a apresentação do Programa Sindicato Forte aos membros da Diretoria do Sindicato Rural.

Na capacitação o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Dr. André Cardinal acompanhado de membros da nova diretoria ouviram sobre a importância, os desafios e as características da liderança sindical é meta do Programa Sindicato Forte.

A apresentação do Programa Sindicato Forte foi exposta pela consultora juridica da Famasul, Ana Cecilia de Freitas Pires Pereira.

Veronica Giuglielmi falou sobre o perfil e potencialidades do município de Ponta Porã e as parcerias do Senar nas capacitações com o Sindicato Rural. Joacir Carboni e Viviani Bastos também orientaram os produtores rurais sobre o Sistema Famasul.

O Sindicato Forte, Programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Senar nacional junto com as federações estaduais, tem como finalidade principal fortalecer a atuação dos sindicatos rurais.

20160511_093356 20160511_093342 20160511_083938O Programa aplica metodologia baseada na administração dos sindicatos rurais, dividida em duas etapas, sendo que a primeira fase, com duração de dois dias, consiste no  diagnóstico e capacitação dos participantes, enquanto que a segunda será na sede de cada sindicato, com a elaboração do planejamento estratégico dos participantes, com acompanhamento da equipe da CNA/ Famasul/ Senar Central e Senar/MS.

Além dos módulos sobre liderança, os produtores receberão capacitação sobre relação com o produtor, organização, comunicação, ética, comprometimento, entre outros temas importantes para excelência em gestão do sindicato.

Os objetivos do Programa são: Promover a integração dos sindicatos rurais às estratégias nacionais de desenvolvimento, aumentando sua representatividade junto aos associados e legitimidade social; Qualificar as lideranças sindicais rurais para o exercício de atividades econômica e socialmente sustentáveis; Capacitar o funcionários dos sindicatos rurais ajustando-os às exigências burocráticas e administrativas de um sindicato atuante; Implantar ferramentas de planejamento e controle na busca de resultados superiores.