Ponta Porã reúne cerca de 400 pessoas para encerrar o “Maio Amarelo”

MAIO_AMARELO_FOTO1 MAIO_AMARELO2Edilson José Alves*

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Coordenadoria municipal de Trânsito e Transporte, juntamente com o Detran/MS, Policia Militar, Ministério Publico Estadual, Centro de Formação de Condutores (Autos-Escolas), Escolas Estaduais e Municipais e a sociedade não governamental participaram da campanha mundial de prevenção a acidente de trânsito que nasceu com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em todo o mundo e no nosso município não é diferente.

Ao longo do mês de maio do corrente ano, foram realizadas várias atividade educativas, destacando a palestras nas escolas e blitz realizadas pelos agentes de trânsito com o objetivo de chamar a “atenção pela vida”, e neste mês de maio, iniciar a conscientização principalmente dos jovens na condução segura de seus veículos, bem como cobrar dos seus pais que conduzam obedecendo as regras de trânsito.

De acordo com a pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde o Brasil é o quinto pais no ranque mundial de mortes em acidentes de trânsito. O movimento “Maio Amarelo”, tem por objetivo envolver todos os seguimentos da sociedade a despertar e adotar medidas para prevenir esse mau que tanto assola a sociedade.

Para concluir a campanha foi realizado na manhã de quarta feira, dia 25, uma “Rave de Trânsito”, no Centro de Convenções de Ponta Porã, na qual estiveram presentes cerca de 400 pessoas, tendo principalmente os adolescentes das escolas estaduais João Brembatti Calvoso, Adê Marques e Miguel Marcondes. A mesa foi composta pelo secretário municipal de Segurança Pública, Ulisses César Alcarás; Professor Ronaldo, Professora Jania e Professora Elisangela e o Sr. Artemio e Sra. Roseli, pais do adolescente Rafael Espindola, vítima fatal de acidente de transito no dia 9 de junho de 2015.

O secretário falou da importância da atuação efetiva do município através da Coordenadoria de Trânsito nas atividades de prevenção e fiscalização de transito com o propósito de diminuir os acidentes, os quais causam grandes transtornos às vitimas, familiares, a saúde publica e ao transito da nossa cidade. Ele destacou que o prefeito Ludimar Novais tem apoiado as ações de conscientização para que tenhamos um trânsito mais seguro.

As professoras ressaltaram da importância do trabalho feito pelos agentes de trânsito do município junto às escolas, realizando palestras educativas de transito e juntamente com os alunos a realização de blitz de orientação e conscientização das pessoas.

Os pais do adolescente vitimado destacaram sobre os trabalhos dos órgãos públicos no empenho de atividades preventivas e elogiaram a Prefeitura Municipal por estar melhorando a sinalização das nossas ruas, a retirando algumas rotatórias e a instalação em outros locais. Destacou a iniciativa do prefeito em melhorar o transito, mas é preciso que as pessoas se conscientizem, transitam de acordo com a lei e respeite uns aos outros, só assim teremos um transito seguro e uma sociedade mais alegre.

Legenda:

Fechamento das ações do Maio Amarelo reuniu cerca de 400 pessoas no Centro de Convenções

Fotos: Lucho Rocha