“Esta é uma tradição, que pretendemos manter a Folia de Reis por muitos anos em Ponta Porã, e a cada ano que passa a companhia cresce cada vez mais e recebe bastante apoio”, salientou Antonio Morato.
Lile Correa*
Uma das manifestações religiosas e culturais mais antigas e tradicionais do final de ano, vem sendo mantida em Ponta Porã na fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai), através da 26ª Festa de Santo Reis e 7ª Folia de Reis da CUT, Capela Nossa Senhora Aparecida, Casa da Tia Amélia e Distrito Nova Itamarati promovida pela Bandeira Caminhos da Fronteira. Mantendo a tradição a Folia de Reis, terá início a zero hora da véspera de Natal com a saída da Bandeira passando pelo Distrito Nova Itamarati, Assentamento Dorcelina Folador, Fazenda Aquidaban e Colonia Cerro Coraí. A chegada da Bandeira esta prevista para sábado, dia 6 de janeiro de 2018.
De acordo com Antonio Morato, coordenador da 26ª Festa de Santo Reis, a Bandeira Caminhos da Esperança contará com 20 componentes entre violeiros, Mestre, Contra-Mestre, Bastião e Caixeiros.
“Esta é uma tradição, que pretendemos manter a Folia de Reis por muitos anos em Ponta Porã, e a cada ano que passa a companhia cresce cada vez mais e recebe bastante apoio”, frisou Morato.
De acordo com a programação da Festa de Santo Reis em Ponta Porã, depois do Dorcelina Folador, a Bandeira Caminhos da Esperança, segue até o Assentamento Itamarati do dia 28 a 31 de dezembro. No dia 1 de janeiro, a Folia de Reis visita Cerro Coraí em Pedro Juan Caballero (PY), retornando para Ponta Porã no mesmo dia onde fica até o dia 4 de janeiro, visitando os bairros, a região central e as igrejas.
Do dia 4 a 6 de janeiro de 2018, a Bandeira da Folia de Reis, retorna ao Assentamento Dorcelina Folador.
“Convido a todos que compareçam e prestigie a nossa Folia de Reis” mencionou Antonio Morato.