Clube de Imprensa

Presidente Marcelo Bertoni toma posse na Frente Parlamentar Invasão Zero

Proposta pelo deputado estadual Coronel David, objetivo é propor soluções e acompanhar políticas públicas sobre o assunto.

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, tomou posse, na manhã desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na Frente Parlamentar Invasão Zero (FPIZ), proposta do deputado estadual Coronel David. A assessora jurídica da Famasul, Giovana Zampieri Omena, tomou posse como representante adjunta da instituição.

“Essa frente parlamentar tem um importante papel de conciliação. O recado que precisamos passar é que estamos aqui para achar um caminho que resolva o problema. Não queremos acirrar os ânimos. Quero agradecer imensamente, pelo nosso setor produtivo, essa proposta do deputado Coronel David. Aqui é o caminho e o lugar para pedirmos ajuda de todos os parlamentares”, disse Bertoni em seu pronunciamento.

Instituída pelo Ato 53 de 2023, a FPIZ foi proposta pelo deputado estadual Coronel David, com objetivo de propor soluções e acompanhar a implementação de políticas públicas para combater invasões de propriedades, tanto em áreas rurais quanto urbanas.

“É extremamente importante a Assembleia Legislativa buscar soluções para esse problema que afeta a matriz econômica de Mato Grosso do Sul, o agronegócio. Temos que levar a tranquilidade ao homem do campo nesse momento que se inicia o plantio da soja, que gera grande renda ao Estado. O Parlamento Estadual vai ocupar o papel de mediador do debate, trazendo para junto de si entidades do setor produtivo, das comunidades indígenas e dos movimentos sem-terra. Esperamos juntar forças para construir o ambiente de paz”, disse Coronel David.

Segundo acompanhamento da Famasul e dos Sindicatos Rurais, Mato Grosso do Sul possui mais de 150 propriedades invadidas por indígenas em todo o estado, que abrangem 25 municípios. A maioria desses municípios são grandes polos de produção agropecuária, que geram emprego e renda para a população. Há relato de áreas invadidas há quase 30 anos.

Além do Coronel David, os deputados que também fazem parte da FPIZ são: Antonio Vaz (Republicanos), Jamilson Name (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB), João Henrique (PL), Junior Mochi (MDB), Lia Nogueira (PSDB), Lucas de Lima (PDT), Mara Caseiro (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PL), Paulo Corrêa (PSDB), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Rafael Tavares (PRTB), Renato Câmara (MDB), Roberto Hashioka (União) e Zé Teixeira (PSDB).

Também participaram da solenidade o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai; o presidente da Associação dos Produtores de Novilho Precoce, Rafael Gratão; o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva; a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Viviane Luiza; e o Procurador-Geral adjunto do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Romão Avila Milhan Junior.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu