Prestes a completar quatro anos, Projeto #Colabora acumula rede de 260 jornalistas e atinge receita anual de R$ 1,5 milhão

Por Júlio Lubianco

Dos novos veículos que surgiram no Brasil nos últimos anos, o Projeto #Colabora se distingue por ter formado uma rede de 260 jornalistas espalhados pelos quatro cantos do país. De acordo com o Agostinho Vieira, fundador do site, estes colaboradores são um dos principais ativos do projeto, sem fins lucrativos, que está quase completando quatro anos, e projeta fechar o ano com uma receita de R$ 1,8 milhão.

 Estes são apenas alguns dos colaboradores que escrevem para o Projeto #Colabora. (Reprodução)

“Temos contatos de gente que pode eventualmente fazer um trabalho jornalístico em qualquer lugar do Brasil. Se precisarmos de alguém que faça vídeo no Piauí, temos. Um infográfico no Maranhão, temos”, descreveu ao Centro Knight Vieira, um jornalista veterano, com mais de 30 anos de carreira na imprensa tradicional, com larga experiência em cargos executivos em grandes redações, como a do jornal O Globo e a da Rádio CBN.

A rede do #Colabora começou a se formar pouco antes do nascimento do site. A ideia começou como uma ação de marketing para chamar a atenção para o lançamento.

“Faltando um mês para o lançamento do #Colabora (outubro de 2015), nós convidamos os amigos para escrever, fotografar e filmar para o #Colabora. Seria uma ação de lançamento, justificada pelo nome do projeto. Tivemos cerca de 30 colaborações. Da [jornalista] Flávia Oliveira até a ministra do Meio Ambiente na época, Izabella Teixeira. Acontece, que o que era para ser uma ação pontual, virou rotina”, lembrou Vieira.

O resultado é que hoje a seção “quem somos” do site, tradicional em praticamente todos os veículos de mídia alternativa e em muitas start-ups, é bem maior que a da maioria.

“As pessoas nunca mais foram embora e os 30 iniciais viraram quase 300 hoje, com as mais diferentes habilidades. Cerca de 10% trabalham voluntariamente, sem receber nada do #Colabora”, disse o jornalista.

É esta rede que faz reportagens não apenas para o Projeto #Colabora, mas também para o #Colabora Marcas, braço comercial do site, que produz o conteúdo contratado para empresas em seus sites e projetos institucionais. Ele é hoje responsável pela maior parte das receitas do site: em julho de 2019, respondeu por 84% do total.

Conteúdo para marcas: receita inesperada

 Agostinho Vieira, fundador do #Colabora. Site projeta receita de R$ 1,8 milhão em 2019. (Foto: reprodução do YouTube)

No início, no entanto, assim como a rede de colaboradores, a produção de conteúdo para marcas não estava nos planos do site. O #Colabora surgiu do desejo de Vieira de continuar o trabalho que já realizava no seu blog sobre sustentabilidade e economia criativa. Para isso, convocou outras duas jornalistas com quem havia trabalhado: Valquíria Daher e Liana Melo, conforme informou na época o Centro Knight.

“Esse é o tema mais importante a ser coberto pelo mundo hoje, principalmente quando se olha sob o ponto de vista dos ODSs [Objetivos do Desenvolvimento Sustentável]. Não existe nada mais relevante do que erradicar a pobreza (ODS1), Erradicar a Fome (ODS2), Saúde de Qualidade para todos (ODS3), Educação de Qualidade para todos (OSD4), e todos os outros objetivos do desenvolvimento sustentável”, explicou Vieira.

Segundo o fundador do site, a ideia de colocar no ar um site para produzir reportagens sobre desenvolvimento sustentável pareceu relativamente fácil, sobretudo do ponto de vista financeiro. Ao contrário do que parece ser a experiência da maior parte dos jornalistas que aventuram a lançar os seus veículos alternativos, o #Colabora não havia publicado nenhuma linha quando fechou o primeiro anúncio.

“Éramos apenas uma apresentação de PowerPoint quando conseguimos nosso primeiro patrocínio, da Coca-Cola. Logo descobrimos que não seria tão fácil”, lembra Vieira. “Publicidade é receita com viés negativo para toda a mídia, seja o #Colabora, O Globo ou o New York Times”.

Ao longo do tempo, a realidade se impôs e ele se deu conta de que não conseguiria manter o site dessa forma. O mercado de mídia em 2015 já não era favorável nem para os grandes veículos, nem muito menos para as startups de jornalismo. Foi aí que apareceu uma oportunidade:

“Seis meses depois [do lançamento do site], surgiu produção de conteúdo para terceiros [como fonte de receita]. Fomos contratados para fazer um site institucional, também para a Coca-Cola”, explica o jornalista.

 Parte da equipe do #Colabora: Vivianne Cohen, Nina Cohen (não são parentes), Agostinho Vieira, Valquíria Daher, Bárbara Lopes, Carol Moura, Oscar Valporto e Raphael Monteiro. (Foto: Yuri Fernandes)

Surgiram outros projetos na medida em que empresas e instituições de diferentes setores precisavam de conteúdo sobre sustentabilidade, a especialidade do Projeto #Colabora, como a Enel (distribuidora de energia), a B2W (comércio eletrônico), e a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A partir daí, o modelo de negócio se consolidou e isso se refletiu na estrutura do site, hoje dividido entre o Projeto #Colabora, que faz uma cobertura jornalística do desenvolvimento sustentável, e o #Colabora Marcas, que produz o conteúdo contratado para empresas em seus sites e projetos institucionais.

Superávit é reinvestido no site

Segundo Vieira, o site arrecadou R$ 1,5 milhão em 2018, com resultado positivo de 8%. Para 2019, a projeção é alcançar R$ 1,8 milhão, com margem menor, de 5%, devido a investimentos na reformulação do site e na mudança de sede. Todos os dados financeiros são abertos e são atualizados periodicamente no site.

Considerando os dados mais recentes, de julho de 2019, a produção de conteúdo para terceiros gerou 84% de um total de R$ 124.804,67 das receitas do #Colabora no mês. A publicidade respondeu por 13,3%, seguida por doações em forma de trabalho (1,84%) e uma parcela tímida de financiamento coletivo dos leitores (0,83)%.

Já a maior parte dos gastos fica com o pagamento da equipe (76%), despesas administrativas (9,39%) e impostos (14,23%). Em julho, houve prejuízo de R$ 33.942,83. O mês de agosto também vai fechar no vermelho, segundo Vieira. Mas, de acordo com ele, isso não muda a projeção de faturamento de R$ 1,8 milhão em 2019, com superávit de 5%. Como se trata de um veículo sem fins lucrativos, toda receita é investida no próprio site.

Há ainda, no entanto, muito a melhorar, como explica o fundador do site: “Nossa inspiração foi o Texas Tribune, que têm patrocínio, financiamento de fundações, publicidade, e eventos como o Festival do Texas [Texas Tribune Festival, em inglês]. Fizemos e continuamos fazendo eventos, mas não deram muito resultado. Em financiamento coletivo, não somos bons”, admite o jornalista.

Por isso, o crescimento projetado está relacionado às novas adições da equipe. Das três pessoas que lançaram o site, todas jornalistas, agora são 15, incluindo três no time de vendas e uma especialista em métricas e engajamento audiência.

É o caso de Renata Fernandes, que, assim como Vieira, tem uma longa carreira trabalhando na mídia tradicional, mas como executiva de contas, responsável por prospectar e desenvolver relações com anunciantes. Depois de passar quase toda a carreira no departamento comercial do jornal O Globo, ela agora encara o desafio numa pequena startup de jornalismo ainda pouco conhecida do grande público.

 Renata Fernandes, executiva de contas do #Colabora: plantando sementes para futuras parcerias comerciais. (Foto: Cortesia)

“Como não temos uma audiência grande, somos nichados, vender publicidade pura e simplesmente não é o meu cartão de visitas. Tenho de vender mais o conceito de ele estar no ambiente com sustentabilidade como tema. Existe também um pouco de resistência porque as pessoas não conhecem o #Colabora. Na maioria das vezes, quando apresento, é o primeiro contato com a marca”, explicou Fernandes ao Knight Center.

Desde fevereiro no site, ela ainda não fez nenhuma venda, nem fechou nenhuma parceria, mas é otimista em relação ao que é possível fazer dentro da estrutura do #Colabora.

“Ainda não consegui fazer venda, estou plantando sementes, e isso me frustra um pouco. No entanto, a pouca coisa com que eu me envolvi, Agostinho diz que [o site] ‘ganhou dinheiro com a Renata’. É uma mudança radical na minha rotina. Trabalhei 21 anos no comercial do Globo, onde tudo é segmentado e hoje tenho mais liberdade. Ao mesmo tempo, nas mídias tradicionais, o comercial e a redação têm um distanciamento maior. Nós nunca vamos pautar a redação, mas se a gente sabe o que eles estão fazendo, podemos pensar em oportunidades”, explicou a executiva de contas.

Aposta no engajamento da audiência

Na mesma linha do fortalecimento do departamento comercial do #Colabora, a necessidade de conhecer melhor a audiência e identificar oportunidades trouxe ao time a jornalista Vivianne Cohen, especialista em métricas e engajamento da audiência. Além de melhorar os números do site, ela tem a missão também de bolar estratégias para aumentar os números de leitores que fazem doações, o que representou menos de 1% das receitas em julho.

Vinda da mesma mídia tradicional que os colegas, Cohen reconhece que encontrou um cenário mais positivo e dinâmico na redação do #Colabora, um site jornalístico que já nasceu digital. Mesmo assim, para se tornar a referência em sustentabilidade no mercado brasileiro, há um longo caminho a cumprir.

“A ideia é ter a cultura de métricas tanto na produção quanto na distribuição de conteúdos. De que forma, através das métricas, podemos melhorar tanto a audiência e o engajamento, quanto o conteúdo que é produzido. Meu papel é estar sempre vendo rapidamente os resultados, e mudar rapidamente o rumo”, disse Cohen ao Knight Center.

A reformulação do site e a contratação de pessoas para outros setores não diretamente envolvidos na criação de conteúdo estão ligadas também a outras duas novidades lançadas este ano, segundo Vieira. A primeira é a mudança das editorias para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, aprovados por 193 países. A outra é a criação da bolsa #Colabora de reportagem, com 125 inscritos e quatro vencedores, que receberão R$ 5 mil para produzir suas reportagens. A prioridade foi dada a propostas de reportagens que ocorressem no deserto de notícias, onde não há jornalismo profissional.

“No fundo, temos cinco grandes objetivos. Produzir conteúdo de qualidade, ampliar o share of mind, que pessoas pensem no #Colabora quando pensarem em sustentabilidade, audiência e receita. O quinto item é o propósito. Fazemos jornalismo com propósito. Queremos que isso aqui aconteça”, disse Vieira. “Diferente do tempo que eu era do Globo, isso é importante. Qual é o legado, o benefício para a sociedade? Se não tiver isso, o resto não faz sentido”.

Compartilhar nas Redes:

Mais Noticias

  • All Post
  • #AltaVistaFM
  • #BelezaFashionBrasil
  • #BelezaFashionBrasil2018
  • #BFB2019
  • #ExpoAmambay2018
  • #Exporã2019
  • #ForçaChape
  • #MissExpoAmambay2018
  • #NovaExporã
  • #pjcfashionmodel
  • 44ª EXPORÃ
  • 44ª Exporã
  • ABC Color
  • ABERT
  • ABI
  • Abraji
  • Ação de Governo
  • ACEPP
  • ACESSIBILIDADE
  • Acesso à informação
  • Acidente
  • ACORDOS BILATERAIS
  • Acre
  • Administração Pública
  • AEJAR
  • Aeroportos
  • Afeganistão
  • Afganistão
  • AFP
  • ÁFRICA
  • Agehab
  • AGEMS
  • AGÊNCIA BRASIL
  • Agência France-Presse
  • Agência Mural
  • Agência Reuters
  • Agência Senado
  • Agenda
  • AGEPEN
  • AGEPREV
  • Agressão a jornalista
  • Agricultura
  • Agrinho
  • Agronegocio
  • Água Clara
  • ÁGUA TRATADA
  • AI - Inteligência Artificial
  • AJOR
  • Al Jazeera
  • Alemanha
  • Alta Tecnologia
  • Amambai
  • Amapá
  • Amazonas
  • Amazônia
  • Amazônia Protege
  • América Latina
  • Anastácio
  • Angola
  • Aniversários das cidades
  • ANJ
  • ANSA
  • Antônio João
  • AP
  • APAE
  • Aprosoja MS
  • Aprosoja/MS
  • Aquece MS
  • Aquicultura
  • Aquidauana
  • Arabia Saudita
  • Aral Moreira
  • ARGELIA
  • Argentina
  • Arqueologia
  • Artigo
  • Artigo 19
  • Assembleia Legislativa
  • ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Assomasul
  • Astronomia
  • Asuncion
  • Audiência
  • AUMEF
  • Austrália
  • Auxilio Brasil
  • Auxílio Emergencial
  • Avaaz
  • Bahia
  • Balanço
  • Band
  • Bandeirantes
  • BARRETÃO
  • Bataguassu
  • BBC
  • Beauty
  • Bela Vista
  • Beleza Fashion Brasil
  • Bélgica
  • Bem Estar
  • BENEFÍCIO EXTRAORDINÁRIO
  • Beto Carreiro
  • Bilionários
  • Bioceânica
  • Bioparque Pantanal
  • Black Friday Fronteira
  • BOAS AÇÕES
  • Boas Noticias
  • Bodoquena
  • Bolivia
  • Bolívia
  • Bombeiros
  • Bonito
  • Bons Exemplos
  • Brasil
  • Brasilia
  • Brasília
  • BRLOGIC
  • Brumadinho
  • BuzzFeed Brasil
  • BuzzFeed News
  • Caarapó
  • Campanha
  • Campanha da Fraternidade
  • Campo Grande
  • Campo Grande News
  • Canada
  • Canção Nova
  • Capitan Bado
  • Caracol
  • CARBONO NEUTRO
  • Carnaval
  • Carreira
  • Caso Dom e Bruno
  • Caso Escaramuça
  • Caso Leo Veras
  • Caso Mariele
  • Caso Paulo Rocaro
  • Caso Vanessa
  • CASSEMS
  • Cassilândia
  • CBV
  • Ceará
  • Censo
  • Centro Knight para Jornalismo nas Américas
  • Cerimônia
  • CGE
  • CGE-MS
  • Chapadão do Sul
  • CHATBOT
  • Chile
  • China
  • Choque
  • Chuva de Estrelas
  • Cidadania
  • CIDEMA
  • CIDH
  • Ciência
  • Ciência e Tecnologia
  • CIPP
  • Classificados
  • Clima
  • CNA
  • CNBB
  • CNN
  • CNN Brasil
  • Colombia
  • Colômbia
  • Comércio
  • Comprova
  • Comunicação
  • Comunição
  • Conatel
  • Concessão Pública
  • Concurso
  • Concursos
  • CONECTIVIDADE
  • Conexão Reporter
  • Congo
  • Congresso
  • Conselho Federal de Medicina
  • Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos
  • Copa Assomasul
  • COPA DO MUNDO
  • COPA DO MUNDO 2018
  • COPA DO MUNDO 2022
  • COPA MORENA
  • Coreia do Norte
  • Coronavirus
  • Coronavírus
  • Coronel Sapucaia
  • Corpo de Bombeiros
  • Correio do Estado
  • Corrente do Bem
  • Corumba
  • Costa Rica
  • Coxim
  • CPJ
  • CTG
  • Cuba
  • Cultura
  • Curso
  • Cursos
  • Cursos Gratuitos
  • Datas Comemorativas
  • DEFESA
  • DEFRON
  • Dengue
  • Desafio
  • DESBUROCRATIZAÇÃO
  • Desenvolvimento
  • Desenvolvimento Econômico
  • Desenvolvimento Regional
  • Detran
  • Detran-MS
  • Dia das Mães
  • Dia do Servidor
  • Dia Internacional da Mulher
  • Dia Mundial da Água
  • Dia Mundial da Gentileza
  • Diário Oficial
  • Digital
  • Direitos Humanos
  • Doação de Orgãos
  • Doação de Sangue
  • DOF
  • Dois Irmãos do Buriti
  • Doodles
  • Dourados
  • DUBAI
  • EBC
  • Eclipse
  • Eclipse Lunar
  • Ecologia
  • Economia
  • Educação
  • EDUCAÇÃO
  • Educação Básica
  • EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
  • Educação no Campo
  • EFE
  • EGITO
  • El Salvador
  • Eldorado
  • Eleições 2018
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Empatia
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • EMPREGOS
  • ENCONTRO DE LÍDERES
  • ENERGIA RENOVÁVEL
  • Energisa
  • Ensino Superior
  • Entretenimento
  • Entrevista
  • EPTV
  • Equador
  • Espaço
  • ESPANHA
  • Espionagem
  • Esporte
  • Estadão
  • Estados Unidos da América
  • EUA
  • Exército
  • Exército Brasileiro
  • Expoagro
  • EXPOBEL
  • EXPORA
  • EXPORÃ
  • Exporã
  • EXPORTAÇÕES
  • Facebook
  • Facebook Papers
  • Fake
  • Fake News
  • FakeNews
  • Famasul
  • Fashionista
  • FEAC
  • Federação Internacional de Jornalistas
  • FEJ
  • FENAJ
  • FIEMS
  • FIFA
  • Filipinas
  • Finanças
  • Fisiculturismo
  • Florianópolis
  • Folapress
  • Folha de São Paulo
  • Folhapress
  • Formação
  • Fortaleza
  • França
  • France Presse
  • Fronteira
  • Fundesporte
  • FUNTRAB
  • G1
  • G20
  • Gabão
  • Gaeco
  • Galeria de Fotos
  • GENEBRA
  • Geral
  • Gestão
  • GESTÃO EDUARDO RIEDEL
  • Gestão Pública
  • Global Investigative Journalism Network
  • Goiânia
  • Goiás
  • Google
  • Google News
  • Governo
  • Grammy
  • Greve
  • Greve dos Caminhoneiros
  • Guatemala
  • Guerra de Agua
  • Gui.
  • Guinness Book
  • Habitação
  • Haiti
  • Holanda
  • Homenagem
  • Honduras
  • IBGE
  • ICFJ
  • IFJ
  • Iguatemi
  • Impeachment
  • Inclusivo
  • India
  • Índia
  • INFRAESTRUTURA
  • Inglaterra
  • Inocência
  • Inovação
  • INSS
  • Instagram
  • INSTITUTO LUTHER KING
  • Interagro 2022
  • International Center for Journalists
  • International Women's Media Foundation
  • Interpol
  • Investimento
  • IPVA
  • IPYS
  • IRÃ
  • Islândia
  • Israel
  • ITÁLIA
  • Itamarati
  • Itaporã
  • Itaquirai
  • IWMF
  • Japão
  • Jardim
  • Jogos Escolares Brasileiros
  • Jogos Paralímpicos
  • Jornada das Águas
  • Jornada Mundial da Juventude
  • Jornalismo
  • Jornalistas&Cia
  • Jovem Empreendedor
  • Judô
  • JUSTIÇA
  • karate
  • Knight Center
  • Laguna Carapã
  • LAI - Lei de Acesso a Informação
  • Lazer
  • LEI
  • LEI HENRY BOREL
  • LEILÃO
  • Leo Clube
  • Liberdade de Expressão
  • Liberdade de Imprensa
  • Lifestyle
  • Lions Clube
  • Lions Clube Internacional
  • Literatura
  • LIVE
  • Live Solidária
  • Logística
  • Loterias
  • LUPA
  • Mais Influentes do Mundo
  • Malta
  • Manoel Afonso
  • Maracaju
  • MARCHA PRA JESUS
  • Marco Temporal
  • Marinha
  • MARVEL
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Medicina
  • Medicina no Paraguai
  • Medicina Veterinária
  • Medida Provisória
  • MEIO AMBIENTE
  • Mercado Agropecuário
  • MERCADO FINANCEIRO
  • Mercosul
  • Meta
  • Meteoros
  • México
  • Mexico
  • Mianmar
  • Microsoft
  • Midia
  • Minas Gerais
  • MinC
  • Miranda
  • Miss MS Be Emotion
  • Miss Teen Universe
  • Miss Uninter 2018
  • Miss Universo
  • Moscou
  • MPMS
  • MS ATIVO
  • MSF
  • Mulheres
  • Mulheres em Campo
  • Mundo
  • Mundo Novo
  • Música
  • M[exico
  • NASA
  • Natal
  • Naviraí
  • Nexo Alianza
  • Nicaragua
  • Nicarágua
  • Nioaque
  • NOBEL DA PAZ
  • NOBEL DE MEDICINA
  • Notícias
  • Nova Alvorada do Sul
  • Nova Andradina
  • Nova Iguaçu
  • Nova Itamaraty
  • Novembro Azul
  • O Globo
  • Obras
  • OEA
  • OJA
  • Oktoberfest
  • Olimpíadas
  • OMS
  • ONG Dr. Marcelo Resende
  • ONU
  • Operação Agata
  • Operação Pantanal
  • Outubro Rosa
  • Palau
  • Pantanal
  • Papa Francisco
  • Papa Leão XIV
  • PAPA LEÃO XIV
  • PARADESPORTO
  • Paraguai
  • Paraíso das Águas
  • Paralimpíadas
  • Paranaiba
  • Paranhos
  • PARLIM
  • PÁTRIA VOLUNTÁRIA
  • paz
  • Pecuária
  • Pedro Juan Caballero
  • Peregrinação
  • Perkal Chevrolet
  • Peru
  • Pesquisa
  • Petropolis
  • Photography
  • Piauí
  • PJC Fashion Model
  • Polícia Federal
  • Policia Rodoviária Federal
  • Política
  • Polônia
  • Ponta Agrotec
  • Ponta Porã
  • portaal Imprensa
  • Portal Comunique-se
  • Portal dos Jornalistas
  • Portal Imprensa
  • Portal Imprensas
  • Porto Murtinho
  • Portugal
  • Prêmio
  • Prêmio Gabo
  • Prêmio Notável
  • Projeto de Lei
  • Próspero
  • Prospero
  • Prosseguir
  • Pulitzer
  • Quarai
  • Queimadas
  • Quênia
  • Rádio
  • Radio Comunitária
  • RADIODIFUSÃO
  • RCC
  • Receita Federal
  • Recorde
  • Rede Nacional de Combate à desinformação
  • Redes Sociais
  • REFORMA AGRÁRIA
  • Regularização fundiária
  • Reino Unido
  • RELAÇÕES BILATERAIS
  • RELAÇÕES EXTERIORES
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • Religião
  • Renda e Oportunidade
  • Repórter Brasil
  • Representatividade
  • Resende
  • RETOMADA DA INDÚSTRIA
  • Reuters
  • REVALIDA
  • RFI
  • Rio 2016
  • Rio Brilhante
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
  • Rio Negro
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • Robótica
  • Rock in Rio
  • Roma
  • Roraima
  • Rota Bioceânica
  • Rota do Saneamento
  • Rotary Club
  • Rotary Clube
  • RSF
  • RSS
  • Russia
  • Rússia
  • Sanesul
  • Sanidade Animal
  • Santa Catarina
  • Santo do Dia
  • São Gabriel do Oeste
  • São Paulo
  • Saude
  • Saúde
  • Saúde Animal
  • SBT
  • SEBRAE
  • Segurança
  • SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS
  • Segurança no Campo
  • SEGURANÇA PÚBLICA
  • SEGURANÇA RODOVIÁRIA
  • SEILOG
  • Semadesc
  • Semana Santa
  • SENAD
  • Senar/MS
  • Serviços
  • Servidor
  • Sete Quedas
  • Setescc
  • SHOW TEC
  • Sidrolandia
  • SIP
  • Sistema Famasul
  • SJSP
  • So Noticia Boa
  • Só Notícia Boa
  • Só Noticia Boa
  • Social
  • Sociedade Interamericana de Imprensa
  • Solidariedade
  • Sonora
  • Sorteio
  • SpaceX
  • STF
  • Stop War
  • Sunny Skyz
  • Super Lua de Sangue
  • Sustentabilidade
  • Taquarussu
  • Tarifa Social
  • Taubaté - São Paulo
  • Tecnologia
  • Tecnologia e Inovação
  • Tempo
  • Terremoto
  • The Intercept
  • The Voice Brasil
  • TIKTOK
  • Tocantins
  • TRANSFORMANDO VIDAS
  • Trânsito Seguro
  • Transparência Brasil
  • Travel
  • TRE MS
  • Três Lagoas
  • TSE
  • Turismo
  • Turquia
  • TV Record
  • Twitter
  • UASS PJC
  • Ucrania
  • UEMS
  • UFMS
  • UNE
  • Unesco
  • União Europeia
  • União pela Paz no Campo
  • Universidade de Yale
  • UOL
  • Uruguay
  • Vacinação
  • Vale Universidade
  • VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES
  • Vaquinha Social
  • Vatican News
  • Vaticano
  • VAZA JATO
  • Veja
  • Venezuela
  • Verão no Parque
  • Verde e Sustentável
  • Vídeo
  • Vietna
  • Violência contra jornalistas
  • VISITA OFICIAL
  • Wakanda
  • WhatsApp
  • WikiLAI
  • WikiLeaks
  • Wikipédia
  • YouTube
  • YouTubers
  • Zanja Puitã
    •   Back
    • Brasil
    • Ciência
    • Cotidiano
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    • Polícia
    • Política
    • Utilidade Pública
    • Ponta Porã
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Mundo

© 2025 – clubedeimprensa.com.br – Todos os diretos reservados.