Programa Tim Lopes retoma as lives de 2021

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Jornalismo investigativo, segurança pública e direitos humanos é o tema da live do Programa Tim Lopes desta quinta-feira (11.mar.2021), pelas redes sociais da Abraji. A coordenadora do programa, Angelina Nunes, conversa com a repórter investigativa do jornal O Globo, Vera Araújo.

Em 2005, Vera revelou em uma reportagem a existência de grupos paramilitares no Rio de Janeiro. Este trabalho foi premiado com o Prêmio Especial Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2009). Além desse, ganhou o Imprensa Embratel (2003), Esso Sudeste (2009), Tim Lopes (2010) e o Troféu Mulher Imprensa (2012).

Vera Araújo lançou, em 2020,  junto com o jornalista Chico Otavio, o livro “Mataram Marielle”. A obra desvenda, por meio de reportagens imersivas, as ligações criminosas da cidade do Rio de Janeiro com o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu morotorista Anderson Gomes. A coordenadora do Programa Tim Lopes considera que trazer Vera para o espaço de discussão on-line da Abraji é uma oportunidade para entender o trabalho de uma repórter investigativa em uma cidade marcada pelo crime organizado.

“A Vera Araújo é uma repórter experiente na cobertura de segurança pública e teve uma atuação importante em trabalhos investigativos no caso Marielle Franco. Ser uma repórter mulher que cobre uma área delicada, como os grupos criminosos no Rio de Janeiro, envolve cuidados e riscos pessoais e profissionais”, afirma Angelina Nunes. “Por isso, a live do Programa Tim Lopes desta quinta-feira é uma oportunidade de entender e discutir os desafios do trabalho de Vera Araújo”, conclui.

A transmissão acontece simultaneamente no YoutubeFacebook e Instagram da Abraji, às 21h, nesta quinta-feira (11).

Lives da Abraji

Na próxima semana, o programa “Jornalismo Essencial – Diálogos”, comandado por Marcelo Beraba, traz como convidada a diretora e co-fundadora da Agência Pública, Natalia Viana. O encontro está marcado para terça-feira, 16.mar.2021, às 19h. Os dois jornalistas estarão ao vivo nas redes sociais da Abraji.

E no dia 25 de março, às 21h, Adriana Barsotti estreia a segunda temporada da live “Papo de Jornalista”.

Serviço

  • “Jornalismo Essencial – Diálogos”: Transmitido a cada duas semanas, às terças-feiras, 19h. A estreia é no dia 02.mar.2021
  • Live “Programa Tim Lopes”: Uma quinta-feira por mês, às 21h. Estreia 11.mar.2021
  • Live “Papo de Jornalista”: Uma quinta-feira por mês, às 21h. Estreia dia 25.mar.2021