Projeto Repórter do Futuro abre inscrições para a 2ª edição

Encontro de Seleção será sábado, 16 de abril, às 9h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque. Curso é promovido pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela OBORÉ, com o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Política Públicas e Sociais (IPFD).

O Projeto Repórter do Futuro recebe inscrições, até 14 de abril, para a segunda edição do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”. O curso será realizado nos meses de maio e junho com o objetivo de apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro, destacando a importância do direito de defesa no processo penal.

Os encontros serão temáticos e cobrirão diferentes aspectos do sistema penitenciário brasileiro. A programação inclui temas como presunção de inocência e liberdade de expressão, delação premiada e meios de prova e a influência da mídia na Justiça. Já estão confirmadas as participações de renomados profissionais que atuam na área de justiça criminal, como o perito Ricardo Molina, e os advogados Fábio Tofic Simantob, Marcelo Leonardo, Augusto de Arruda Botelho e Flavia Rahal. A coordenação pedagógica será realizada pelo jornalista Aldo Quiroga.

A segunda edição do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal” é organizado pelo IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa, pela Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e pela OBORÉ, com o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD).

Inscrições e Encdireitoontro de Seleção
Como o projeto atende apenas 20 alunos por módulo, haverá um processo seletivo realizado em duas etapas: uma on-line, em que os interessados preenchem um formulário manifestando interesse em participar, e uma presencial, o chamado Encontro de Seleção.
As inscrições on-line estarão abertas até o dia 14 de abril, quinta-feira, às 23h59, pelo site www.obore.com.

O Encontro de Confraternização e Seleção será realizado no sábado, 16 de abril, às 9h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, com a palestra inaugural “Making a Murderer” no Brasil: a revisão de erros judiciários no nosso sistema penal, proferida pelo perito Ricardo Molina e pelo advogado Fábio Tofic Simantob, vice-presidente do IDDD.
Metodologia
A estrutura deste módulo mantém o modelo usado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação, em 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de entrevista coletiva. Ao final de cada encontro, produzem uma pequena reportagem e são orientados individualmente nesta produção.
A Reembolsa
No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 880,00) e assinar um pacto de reembolsa. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; e 4. Publicar um dos textos produzidos em um veículo com editor responsável. O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (Reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.
SERVIÇO:
Projeto Repórter do Futuro – Módulo “Cobertura Criminal e Direito de Defesa”
Inscrições on-line: de 22 de março a 14 de abril de 2016 pelo site www.obore.com
Encontro de seleção: 16 de abril de 2016, sábado, 9h
Local do encontro de seleção: Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque.
Resultado dos selecionados: 3 de maio de 2016
Matrículas dos selecionados: 4 e 5 de maio de 2016
Palestras / Entrevistas coletivas: 7, 14, 21 de maio e 4 de junho de 2016, das 9h às 13h
Local dos encontros: Sede do IDDD – Av. Liberdade, 65, cj. 1101 – Liberdade – São Paulo/SP