Projeto Repórter do Futuro abre inscrições para a 2ª edição

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Encontro de Seleção será sábado, 16 de abril, às 9h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque. Curso é promovido pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela OBORÉ, com o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Política Públicas e Sociais (IPFD).

O Projeto Repórter do Futuro recebe inscrições, até 14 de abril, para a segunda edição do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”. O curso será realizado nos meses de maio e junho com o objetivo de apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro, destacando a importância do direito de defesa no processo penal.

Os encontros serão temáticos e cobrirão diferentes aspectos do sistema penitenciário brasileiro. A programação inclui temas como presunção de inocência e liberdade de expressão, delação premiada e meios de prova e a influência da mídia na Justiça. Já estão confirmadas as participações de renomados profissionais que atuam na área de justiça criminal, como o perito Ricardo Molina, e os advogados Fábio Tofic Simantob, Marcelo Leonardo, Augusto de Arruda Botelho e Flavia Rahal. A coordenação pedagógica será realizada pelo jornalista Aldo Quiroga.

A segunda edição do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal” é organizado pelo IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa, pela Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e pela OBORÉ, com o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD).

Inscrições e Encdireitoontro de Seleção
Como o projeto atende apenas 20 alunos por módulo, haverá um processo seletivo realizado em duas etapas: uma on-line, em que os interessados preenchem um formulário manifestando interesse em participar, e uma presencial, o chamado Encontro de Seleção.
As inscrições on-line estarão abertas até o dia 14 de abril, quinta-feira, às 23h59, pelo site www.obore.com.

O Encontro de Confraternização e Seleção será realizado no sábado, 16 de abril, às 9h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, com a palestra inaugural “Making a Murderer” no Brasil: a revisão de erros judiciários no nosso sistema penal, proferida pelo perito Ricardo Molina e pelo advogado Fábio Tofic Simantob, vice-presidente do IDDD.
Metodologia
A estrutura deste módulo mantém o modelo usado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação, em 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de entrevista coletiva. Ao final de cada encontro, produzem uma pequena reportagem e são orientados individualmente nesta produção.
A Reembolsa
No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 880,00) e assinar um pacto de reembolsa. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; e 4. Publicar um dos textos produzidos em um veículo com editor responsável. O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (Reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.
SERVIÇO:
Projeto Repórter do Futuro – Módulo “Cobertura Criminal e Direito de Defesa”
Inscrições on-line: de 22 de março a 14 de abril de 2016 pelo site www.obore.com
Encontro de seleção: 16 de abril de 2016, sábado, 9h
Local do encontro de seleção: Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque.
Resultado dos selecionados: 3 de maio de 2016
Matrículas dos selecionados: 4 e 5 de maio de 2016
Palestras / Entrevistas coletivas: 7, 14, 21 de maio e 4 de junho de 2016, das 9h às 13h
Local dos encontros: Sede do IDDD – Av. Liberdade, 65, cj. 1101 – Liberdade – São Paulo/SP
Encontro de encerramento e entrega de certificados: 25 de junho de 2016, 9h

(Lile Corrêa com informações Abraji)*