Clube de Imprensa

Radialista morto em Tabasco é segundo jornalista assassinado no México em 2019

Por Teresa Mioli/CA

Um radialista veterano foi morto no Estado de Tabasco, no México, em 9 de fevereiro, fazendo dele o segundo profissional de mídia assassinado no país neste ano.

Jesús Ramos Rodríguez (Reprodução).

Dois jovens supostamente atiraram pelo menos oito vezes em Jesús Eugenio Ramos Rodríguez, apresentador do programa Nuestra Región Hoy na rádio Oye 99.9 FM, enquanto ele tomava café no restaurante de um hotel em Emiliano Zapata, segundo Tabasco Hoy.

No momento em que foi assassinado, Ramos Rodríguez, também conhecido como “Chuchín”, estava acompanhado pelo ex-presidente municipal e outros, acrescentou a publicação. O atual presidente municipal também era esperado na reunião, mas ainda não havia chegado, relatou Tabasco Hoy.

Por mais de 15 anos, ele reportou os acontecimentos diários da região sul-sudeste e norte de Chiapas, bem como a área dos rios de Tabasco, de maneira oportuna, precisa e objetiva”, escreveu Tabasco Hoy.

Adán Augusto López Hernández, governador de Tabasco, lamentou o assassinato e pediu aos parlamentares estaduais uma lei para proteger os jornalistas, informou o El Universal. Propostas anteriormente haviam sido apresentadas no Congresso, acrescentou a publicação.

Jesús Ramírez Cuevas, coordenador-geral de Comunicação Social da Presidência do México, escreveu no Twitter que o governo condena o assassinato do radialista.

O governo mexicano “vai reforçar as medidas de proteção aos defensores dos direitos humanos e aos jornalistas”, escreveu. “A liberdade de expressão é um elemento certo e fundamental para a democracia, a justiça e a liberdade.”

O Procurador Especial para Crimes contra a Liberdade de Expressão, junto ao Procurador Geral da República, foi informado sobre o caso, segundo a Procuradoria Geral do Estado de Tabasco.

Ramos Rodríguez é o segundo profissional de mídia assassinado no México este ano. O corpo de Rafael Murúa Manríquez, diretor-geral da rádio comunitária Radiokashana, foi encontrado em Baja California Sur em 20 de janeiro.

Pular para o conteúdo