Rádio e TV são as mídias mais confiáveis, diz pesquisa

Escrito por

O rádio e a televisão são os meios de comunicação com maior grau de confiança dos brasileiros e, no combate às notícias falsas, esses veículos saem na frente. De acordo com a pesquisa “XP com a População”, realizada em março pela XP Investimentos, uma das maiores corretoras de valores independentes do país, 64% dos entrevistados acreditam na maioria das notícias veiculadas na TV e 61% confiam nas informações veiculadas pelo rádio.

As redes sociais Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram são as fontes menos confiáveis de informação: apenas entre 11% e 17% da população declararam acreditar que a maior parte das informações transmitidas nessas redes são verdadeiras.

Combate às notícias falsas

A disseminação de notícias falsas é uma preocupação dos veículos de comunicação brasileiros e o serviço de checagem vem sendo adotado por vários deles. Para a ABERT, o jornalismo profissional, exercido com independência e pluralidade, cumpre um papel essencial para enfrentar a disseminação de notícias falsas divulgadas pela internet, pelo compromisso com a responsabilidade.

Em campanha lançada pela ABERT, ANJ, ANER e UNESCO, um vídeo alerta para a importância de combater a veiculação das chamadas fake news (acesse aqui).

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book