Reinventando: momento de empreender em jornalismo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

reinventar-noveA cada dez brasileiros, praticamente quatro já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2015 pelo Sebrae. A taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos, e quase o dobro do registrado em 2002, quando era de 20,9%. Mais da metade (56%) dos empreendedores que estão criando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade no mercado. De acordo com o IBGE, entre janeiro e março deste ano, o número de brasileiros que estão apostando no próprio talento já somavam 23,1 milhões. Uma sondagem informal feita pelo blog Jornalista 3.0 com 53 jornalistas mostrou que mais de 70% dos entrevistados têm um projeto na gaveta esperando para se concretizar ou querem ter uma ideia para colocar em prática (Portal Exame).

Nessa edição, o Reinventar convida o profissional de mídia a empreender na própria carreira, quebrar paradigmas e apostar no próprio negócio. Na ocasião serão abordados temas como mente empreendedora, técnicas de oratória e o jornalismo digital como a realidade da profissão. O evento contará com especialistas como a pesquisadora Elena Martins, que possui 18 anos de experiência na área de gestão de negócios, do Jornalista Guilherme Miziara, docente da disciplina Habilidades em Comunicação no Coppead/UFRJ, de Valéria Aguiar, gerente de Comunicação, Marketing e Projetos da Associação Comercial do Rio de Janeiro e de Virna Elias, CEO da empresa WS Focos Consultoria, professora de MBA da FGV e presidente do blog Empreendedorismo de Batom, que conta com 45 colaboradores.

ELENA MARTINIS – Mente Empreendedora: por onde começar?
Possui MBA em Gestão Estratégica do Conhecimento e Capital Intelectual (PUC), MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (FGV) e MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor (UFRJ). Pesquisadora e palestrante sobre recursos humanos e empreendedorismo com 18 anos de experiência na área de gestão de negócios. Apaixonada pelo tema, busca maneiras objetivas para fazer com que o empreendedor chegue ao seu próprio caminho, trace seu público, veja de maneira ampla as possibilidades do seu negócio no mercado. Participa de congressos nacionais e internacionais e ministra palestras em locais como Universidade Petrobras, Ibmec Social e Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ. É consultora da Rádio Globo. Aos domingos, dá dicas de negócios no quadro “Rango de Rua”.

GUILHERME MIZIARA – Técnicas de Comunicação e Oratória: detalhes que fazem a diferença
Jornalista, pós-graduado em Comunicação Empresarial e mestre em Sistemas de Gestão pela UFF. Palestrante nas áreas de Comunicação e Negociação e diretor Executivo da Miziara Habilidades em Comunicação. Docente da disciplina Habilidades em Comunicação no Coppead/UFRJ. Professor de Comunicação Estratégica, Técnicas de Apresentação e Negociação na Fundação Dom Cabral e no Ibmec. Ministra palestras e treinamentos in company em comunicação e negociação por todo o país. Treina executivos, atletas, pessoas públicas, acadêmicos e palestrantes para apresentações em público, aulas e entrevistas. Hoje capacita, em comunicação, os professores do Ibmec-RJ, da UFF e do Coppead/UFRJ, além de multiplicadores de empresas privadas.

VALÉRIA AGUIAR- O futuro do jornalismo é o empreendedorismo digital – o futuro é hoje
Jornalista há 25 anos, é gerente de Comunicação, Marketing e Projetos da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde edita a Revista do Empresário. Criou o primeiro webjornal do empresariado brasileiro: o Jornal do Empresário. É criadora e diretora do sistema de comunicação indoor da ACRio, entre outras inciativas. Com MBA em Mídias Digitais pela Unicarioca, criou ainda o projeto Café com Negócios, que leva qualificação e seção de negócios para pequenos empreendedores, em parceria com o Sebrae. Um destaque é o desenvolvimento do aplicativo que oferece matchmaking para pequenos empreendedores. Apresentadora da Rádio Catedral FM e repórter da Rede Vida de TV. Já trabalhou no Sistema Globo de Rádio; Sistema Jornal do Brasil de Radio; Imprensa Oficial do Estado e Jornal O Fluminense.

VIRNA ELIAS – Liderança Empreendedora
CEO da empresa WS Focos Consultoria, professora de MBA da FGV, consultora do Sebrae e facilitadora do programa Empretec. É presidente do blog Empreendedorismo de Batom, que conta com 45 colaboradores e se tornou um importante promotor de informações e conhecimentos sobre empreendedorismo e temas correlatos, disponibilizados gratuitamente.

SERVIÇO: 9ª edição do Encontro do Reinventar JornalistasRJ–ABI
TEMA: Jornalismo empreendedor: como criar e aproveitar oportunidades na comunicação
LOCAL: Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
ENDEREÇO: Rua Araújo Porto Alegre 71 – 7º andar – Centro – Rio de Janeiro
DATA: 01 de junho de 2016 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h às 13h (credenciamento e cafezinho com network a partir das 8h30)
IMPORTANTE: É necessário confirmar presença no mural do evento também – CLIQUE AQUI E CONFIRME. Somente cadastrados receberão confirmação da organização do evento por e-mail.

Evento gratuito. Realização grupo Jornalistas/RJ com apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Portal dos Jornalistas e Jornalistas & Cia.