Paraguaios, brasileiros e argentinos lotaram Estadio 3 de Febrero em Ciudad de Leste com Recorde de Publico

CIUDAD DEL ESTE, PY — Após arrastar uma multidão histórica de aproximadamente 30 mil pessoas no Estádio 3 de Febrero, em Ciudad del Este, o Frei Gilson compartilhou um testemunho profundamente comovente sobre sua primeira experiência em solo paraguaio. Convidado por Dom Pedro, esta foi a primeira vez que o sacerdote pisou e realizou uma missão no país vizinho — uma jornada rápida, no estilo “bate-volta”, mas que deixou marcas eternas em seu coração.
A Ousadia de Lotar um Estádio
Para o Frei Gilson, o impacto inicial veio da coragem e da ousadia da liderança católica paraguaia em projetar um evento dessa magnitude. Ele contextualizou a realidade geográfica e demográfica local para dimensionar o tamanho do feito alcançado pelas comunidades.
“Para nós, aqui no Brasil, grandes eventos já são mais comuns. Mas, na realidade deles, em um país com cerca de 7 milhões de habitantes, isso não é comum — nem no mundo secular e muito menos no mundo cristão. O que mais me emocionou foi ouvir deles: ‘Este é o primeiro grande evento que fazemos’.”
O sacerdote enalteceu o esforço coletivo dos fiéis locais, que trabalharam de formiguinha, indo de paróquia em paróquia para vender os ingressos que ajudarão diretamente em obras sociais. Segundo ele, a iniciativa exigiu uma coragem inédita e acabou por marcar definitivamente a história da Igreja Católica no país.
O Momento Mais Emocionante
Se a visão do estádio lotado por 30 mil pessoas impressionou pela estrutura, o ápice da emoção para o religioso aconteceu quando ele testou a conexão espiritual diária que mantém com o público através das redes sociais.
“Algo me emocionou profundamente: quando pedi para levantarem a mão aqueles que acordam de madrugada para rezar o Rosário conosco, quase todo o estádio levantou a mão. Foi lindo perceber que o povo paraguaio também acorda às 4h da manhã para rezar conosco.”
O Fortalecimento da Fé e a Gratidão Transfronteiriça
Ao fazer um balanço teológico da viagem, Frei Gilson ponderou que, embora o cerne da vida cristã não seja pautado apenas por grandes concentrações, vivências dessa magnitude são fundamentais para revigorar a caminhada do povo, assemelhando-se às multidões relatadas no Evangelho que seguiam a Jesus para ouvir a Sua Palavra.
Antes de se despedir, o sacerdote fez questão de estender seus agradecimentos a toda a comunidade da Tríplice Fronteira.
“Recebi um carinho imenso do Paraguai. Quero também agradecer aos argentinos, brasileiros e irmãos de outros países que estiveram presentes. E agradeço também por tantos presentes e demonstrações de carinho que recebi de vocês. Foi um dia inesquecível para mim. Obrigado a todos que rezaram por esse dia.”
Encerrando seu relato com imenso afeto, o Frei utilizou o idioma guarani para selar sua aliança com os vizinhos de fronteira: “Rohayhu Paraguay. Dios te bendiga” (Eu te amo, Paraguai. Deus te abençoe).



