Sai ranking das melhores universidades do Brasil

A USP aparece novamente em primeiro no ranking das melhores universidades do Brasil – Foto: reprodução / Jornal da USP

Saiu o ranking das melhores universidades do mundo, feito pela Times Higher Education (THE), da Inglaterra.

No Brasil, a melhor instituição de ensino superior é a Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

As três primeiras posições em escala mundial são ocupadas, na ordem, pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia e pela Universidade de Harvard, ambas dos Estados Unidos.

Critérios

O levantamento avalia universidades fortes em pesquisa ao redor do mundo e baseia-se nos principais critérios que guiam uma instituição: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e visão internacional.

Responsável pela organização do levantamento, a Times Higher Education é uma publicação inglesa que veicula conteúdos referentes à educação superior. É vinculada ao jornal The Times, que produz uma série de rankings que estão entre os mais conceituados do mundo.

UFMG

O resultado chega, de certa forma, como um presente à UFMG, já que a universidade está em um momento de comemoração aos 94 anos de fundação.

“Nossa posição de destaque se justifica pelo grande esforço institucional, em especial por parte dos pesquisadores. A UFMG vem apresentando melhora continuada nos indicadores de pesquisa, ensino e captação de recursos da indústria”, diz o pró-reitor de Pesquisa, professor Mário Montenegro Campos.

Apesar da alegria com o resultado, a reitora se preocupa com o futuro da universidade.

“Os resultados recentes são muito bons, apesar das fortes restrições orçamentárias impostas às universidades nos últimos anos. Mas essa tendência precisa ser revertida rapidamente, sob pena de não conseguirmos manter, nos próximos anos, a qualidade e a pertinência social de todo o trabalho de ensino, pesquisa e extensão que realizamos”, adverte.

Por Rinaldo de Oliveira SNB com informações do Estado de Minas