Saiba como acompanhar a apuração das eleições municipais pelo celular - CLUBE DE IMPRENSA

Saiba como acompanhar a apuração das eleições municipais pelo celular

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Saiba como acompanhar a apuração das eleições municipais pelo celular

O primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 15 de novembro – Marcos Santos/USP Imagens

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou dois aplicativos para o eleitorado acompanhar a apuração dos votos das eleições municipais deste ano. Por meio do app “Resultados”, é possível seguir os números apurados; e por meio do “Boletim na Mão”, é disponibilizada uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais.

:: Cobertura Eleições 2020 ::

Ambos podem ser instalados gratuitamente através das lojas Google Play e App Store, a depender do sistema telefônico. Quanto ao aplicativo “Resultados”, depois de baixá-lo, o eleitor escolhe a unidade da federação e município. Feito isso, ainda é possível visualizar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador do município escolhido.

Em relação ao aplicativo “Boletim na Mão”, após o encerramento da votação, a urna eletrônica imprime um relatório com o total de votos, conhecido como Boletim da Urna, cujo QRcode pode ser lido pelo aplicativo. Para ler o código, é necessário estar conectado com a internet apenas na primeira leitura.

::Eleições 2020: plataforma mapeia iniciativas para qualificar escolha dos eleitores::

Segundo o TSE, a novidade contribui para aumentar a transparência das eleições, uma vez que com os resultados das seções eleitorais em mãos, o eleitor poderá comparar os resultados.

O primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, em 29 de novembro. O horário de votação, em ambos os casos, é das 7h às 17h, no horário local.

 

Edição: Daniel Lamir