Sanesul, 41 anos: pronta para consolidar a primeira Parceria Público-Privada

ete.ipe.dourados
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Sanesul, 41 anos: pronta para consolidar a primeira Parceria Público-Privada

No final de outubro, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do sul vai conhecer a sua parceira para os próximos 30 anos de investimentos no Estado. Esta união de forças vai consolidar MS como pioneiro a universalizar o saneamento no Brasil

Escrito por ACOM/SANESUL

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – SANESUL está bem perto de firmar a sua primeira Parceria Público-Privada (PPP). A empresa que será parceira da Estatal para os próximos 30 anos de investimentos no setor será conhecida no final de outubro. É quando acontece o leilão virtual do processo licitatório que irá definir a empresa da PPP que será realizado pela Bolsa de Valores de São Paulo.

Um estudo minucioso que demorou meses para ficar pronto, e revelou a modelagem econômico-financeira proposta pela companhia para o saneamento das próximas décadas. Diversas empresas fizeram o credenciamento desde o início de Junho/2020, realizaram visitas técnicas nas instalações operacionais dos municípios atendidos pela estatal em MS.

A empresa vencedora do certame deverá, em parceria com a  Sanesul, operar o sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios do Estado por 30 anos. A previsão é de que, em até 10 anos, todas das cidades atendidas pela estatal tenham coleta e tratamento do esgoto doméstico com o nível máximo de cobertura, ou seja, o serviço universalizado.

A expectativa é de uma injeção direta de recursos na ordem de RS 3,8 bilhões em todo o sistema de esgotamento sanitário de MS.

Com a PPP, além da universalização num curto espaço de tempo, haverá modernização dos sistemas de esgoto já existentes; melhorias na saúde pública, atração de novos investimentos que deve gerar o aumento de emprego e renda; valorização dos espaços urbanos e a preservação do meio ambiente.

Com 41 anos de atuação, a Sanesul já atingiu a universalização do fornecimento da água tratada nas localidades operadas.

“Nosso compromisso é manter a boa gestão dos recursos hídricos e aumentar o índice de cobertura de esgotamento sanitário no Estado. Com a Parceria Público-Privada, vamos antecipar investimentos para garantir a universalização, melhorando a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses. Estamos caminhando de forma estruturada, para consolidar o projeto comandado pelo Governo de Mato Grosso do Sul como o primeiro Estado do país a garantir ao cidadão a universalização do saneamento”, comentou o diretor presidente Walter Carneiro Junior.

Estação de Tratamento de Esgoto em Dourados – Foto: Acom

O edital de concorrência e seus anexos foram disponíveis no site http://www.sanesul.ms.gov.br/licitacao/tipolicitacao/Concorrencias