Clube de Imprensa

Sanesul promoveu Educação Ambiental durante a 58ª Expoagro em Dourados

Mais de 700 alunos da rede municipal e estadual de ensino de Dourados participaram de palestras educativas sobre Meio Ambiente no espaço da Sanesul
Escrito por ACOM/SANESUL

A Regional de Dourados levou um estande equipado com ferramentas de operação da estatal para ensinar aos educandos como a empresa realiza o ciclo de tratamento de água e esgoto no maior município do interior de Mato Grosso do Sul. Numa super tela de LED foi projetado em vídeo o passo a passo do trabalho feito pelas equipes de campo, atendimento, administrativo e laboratório. Os estudantes viram em tempo real a operação dos poços e da Estação de Tratamento de Água através do sistema de telemetria, a tecnologia encantou o público do ensino médio.

Já os pequeninos dos CEIN’s – Centro Integrado de Educação Infantil aprenderam o conteúdo de forma lúdica com a presença da mascote ‘Agualina’ que distribuiu cartilhas e joguinhos com o tema para estimular as crianças a prática consciente do uso da água. “É preciso discutir Meio Ambiente com eles, afinal se água é um bem finito, cabe a geração delas preservar, cuidar e conservar”, ponderou a coordenadora Cindy Romualdo Souza Gomes.

O evento proporcionou aos alunos da Escola Municipal Indígena Araporã o aprendizado sobre um sistema que não é praticado nas aldeias por não existir um sistema de abastecimento de água local.

O tema foi conduzido pelo palestrante Rubens Alberto de Lima Junior como um georreferenciamento para futuros projetos que visam à implantação de sistema nas aldeias.

“É preciso saber como funciona um sistema de tratamento de água para que vocês saibam o que pedir, para quem pedir e como vocês precisam ser atendidos. A Sanesul elaborou, a pedido do governo do Estado, um projeto de perfuração, armazenamento e distribuição de água para as aldeias Jaguapiru e Bororó, agora é aguardar a execução desse projeto pelo governo federal através da Funai e assim, garantir o direito de água potável tratada à todos. O conhecimento é uma importante ferramenta das conquistas de toda e qualquer nação” , ressaltou Rubens Junior.

O diretor da escola Elias Moreira agradeceu à Sanesul pela iniciativa e disse que esse contato com a empresa foi de grande relevância. “Vocês prepararam com carinho o material que as nossas crianças certamente vão utilizar para educar todos em casa. A Sanesul na Expoagro foi uma excelente oportunidade de ensinamento e conscientização, precisamos debater mais o Meio Ambiente nas escolas”.

Entidades como Pestalozzi e Apae também prestigiaram ao evento programado pelo Projeto Fazendinha que incluiu no circuito da exposição o estande da Sanesul como rota de visitação.

A 58ª edição aconteceu no Parque de Exposições de Dourados entre os dias 10 a 19 de maio deste ano.