Semana Mundial do Brincar 2017 terá atividades nesta sexta-feira em Ponta Porã (MS)

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
 
Lile Corrêa*
 
Em 2017, o tema que norteia a Semana do Brincar é “O brincar que encanta o tempo”, uma defesa pelo tempo de ser criança e pelo brincar livre. A Semana é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

Em Ponta Porã cerca de 300 crianças e 114 acadêmicos participam nesta sexta-feira das 13h as 17h no Parque dos Ervais de Ponta Porã da “Semana do Brincar” com atividades recreativas e o propósito de resgatar culturalmente brincadeiras de rua antigas e vivências lúdicas de outrora.

Em entrevista ao Jornal da Líder FM 104,9 na manhã desta quinta-feira (25/5) a coordenadora do curso de Pedagogia da UFMS e coordenadora do projeto “Semana do Brincar”, Mara Marques, mencionou que “a importância do projeto é resgatar nas crianças as brincadeiras tradicionais que também envolvem atividades físicas, o foco do projeto é lembrar-se da importância das crianças brincarem com qualidade, onde possam se movimentar livremente de forma sadia, física e emocionalmente”.
A iniciativa surgiu de uma parceria do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação oportunizando diversão gratuita para as crianças de Ponta Porã.
Mara Marques salientou que haverá “atividades livres com brinquedos lúdicos, teatro de fantoches, pinturas facial, brinquedos antigos, quebra cabeça, pescaria, pular corda, acertar a boca do palhaço, bambolês, corrida do túnel entre outras atividades supervisionadas pelas acadêmicas do curso se pedagogia da UFMS e pelas professoras da rede municipal de ensino.
Legenda: Lile Corrêa e Ever Alexandre entrevistaram professora Mara Marques que falou sobre a Semana do Brincar – Foto Lelo Marques