Séries Originais mostra cenário de guerra na fronteira do Brasil com o Paraguai

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Da CNN, em São Paulo

Séries Originais
Fronteira do Brasil com Paraguai é responsável pela apreensão de quase 700 toneladas de drogas só no ano de 2020
Foto: CNN

O novo episódio do CNN Séries Originais chega à fronteira oeste do Brasil, próxima ao Paraguai e responsável pela apreensão de quase 700 toneladas de drogas só no ano de 2020. A produção visitou a região que separa as cidades gêmeas de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no Paraguai. É um território onde impera a lei do silêncio e o medo da violência imposta por criminosos que disputam o controle do tráfico com armas pesadas.

Quem manda na fronteira é o PCC (Primeiro Comando da Capital), inclusive no lado paraguaio. “O crime nessa região tem um produto que gera grande lucro e não está disposto a perder esse investimento que ele fez”, diz o coronel responsável por combater o crime organizado na fronteira com o Paraguai.

No meio do fogo cruzado está a população dos dois países. “O que fizeram o meu filho de 14 anos não faz com ninguém. Ninguém merece”, diz, chorando, a mãe de um adolescente assassinado.

A reportagem também acompanhou uma operação do Exército Brasileiro na fronteira. São cenas de guerra, com tanques e homens fortemente armados. Os tanques são equipados com uma câmera termal, capaz de identificar o calor do corpo humano.  Tudo para tentar controlar a entrada de produtos contrabandeados no país, como cigarro e eletrônicos e coibir o transporte de drogas pelas estradas da região.