Simpósio Internacional de Jornalismo Online começa segunda-feira

Se aproxima a realização de um dos maiores eventos de jornalismo no contexto global. Na próxima semana, entre os dias 26.abr.2021 e 30.abr.2021, acontecerá o Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês). Grandes nomes da profissão, executivos de mídia e acadêmicos do mundo inteiro estarão reunidos para discutir o impacto da revolução digital no jornalismo.

O ISOJ, fundado e liderado pelo brasileiro Rosental Alves, é um programa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.

Centrada na evolução e no desenvolvimento do jornalismo para a era digital, a conferência anual tem o objetivo de preencher a lacuna entre a academia e a indústria de notícias e servir como um barômetro para o cenário atual do jornalismo on-line no mundo. Pelo segundo ano consecutivo, o ISOJ será totalmente virtual. Em 2020, o evento bateu recorde, alcançando milhares de pessoas em 134 países.

O ISOJ 2021 é gratuito e patrocinado pela Knight Foundation e pelo Google News Initiative. A edição deste ano contará com a participação das brasileiras Tai Nalon, cofundadora e CEO do site Aos Fatos; Silvia Dalben, pesquisadora de mídia no R-EST – estudos redes sociotécnicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Amanda Jurno, que integra o R-EST (UFMG) e o GAIA – Grupo de Artes e Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (USP).

A programação inclui palestras, painéis, workshops e atividades mais descontraídas, como um happy hour e uma festa de encerramento virtual. Na plataforma do evento, é possível encontrar a programação completa e a biografia dos participantes, além de um repositório que reúne os conteúdos de todos os simpósios desde 1999, com transcrições, vídeos, slides e artigos de pesquisa.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas por meio deste link.