Sistema Famasul recebe 500 pessoas para lançamento do Agrinho 2016

Com meta de atender mais de 120 mil Agrinho Mauricio Sitealunos da rede pública de ensino, Agrinho 2016 é lançado em MS

Ana Brito*

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”. Foi parafraseando o escritor Augusto Cury, que o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de  MS, Mauricio Saito, destacou a relevância e o objetivo do Agrinho, programa de responsabilidade social desenvolvido pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural.

O programa foi lançando nesta quinta-feira (14), na sede da Casa Rural, com a participação de mais de 500 pessoas, entre  produtores rurais, lideranças políticas e da agropecuária, professores e profissionais do setor.

Para Saito, a meta de atender mais de 120 mil alunos do ensino fundamental, da rede pública do Estado, é ousada e representa um dos pilares do Sistema Famasul, que são baseados no compartilhamento de conhecimentos. “Saber que no evento de premiação, realizado em novembro do ano passado, tivemos inúmeros alunos dispostos a participar do concurso, aumentando a concorrência, foi gratificante e motivador para a nossa equipe”.

O representante do setor produtivo reforçou, em seu discurso, a relevância das parcerias com o Governo do Estado, com as prefeituras e com a iniciativa privada para o sucesso do Agrinho. “Essa união entre as instituições auxiliou na solidificação desse projeto em todo o Estado de Mato Grosso do Sul”, destacou Saito acrescentando também o papel dos professores no resultado  obtido com o material didático. “A coleção é totalmente  regionalizada. Somente por intermédio da educação vamos mudar a situação e o ambiente para as novas gerações”.

Por último, Mauricio Saito, em homenagem aos educadores citou uma célebre frase do mentor dos professores, Paulo Freire:   “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

A diretora-secretária do Sistema Famasul e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Candido, contou a história do desenvolvimento do projeto Agrinho desde 2014, ano do início das atividades do Estado. “Há dois anos, o projeto abrangia apenas oito municípios, beneficiando 31,4 mil alunos, com o trabalho desenvolvido com 1,6 mil professores. Em 2016, além da meta já citada de atingir mais de 120 mil estudantes, em 40 municípios, até o momento 348 professores foram capacitados”.

Este ano, o tema do Agrinho é ‘As coisas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo’. Para  Terezinha, o programa é a ponte entre o urbano e o rural. “Plantar ideias, produzir conhecimentos e colher cidadãos críticos e positivos”.

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi, também falou dessa ligação em seu discurso “Essa conexão é fundamental. É a valorização da atividade rural na vida do aluno e isso promove o desenvolvimento do nosso País”.

O secretário de Gestão Estratégica do Governo do Estado, Eduardo Riedel,  que implantou o Agrinho durante seu mandado como presidente do Sistema Famasul, falou sobre o objetivo final do programa que é abranger, em sua totalidade, toda a  rede municipal e estadual. “Olhando para frente esperamos que a iniciativa chegue às 270 mil instituições de ensino da rede estadual e também às escolas do município. É um projeto que transforma o presente e se refletirá num futuro fortalecido”, afirmou Riedel fazendo um agradecimento especial aos professores.

Após a abertura do evento, houve o ato de assinatura do termo aditivo de cooperação técnica entre o Governo do Estado, com as secretarias e a diretoria do Sistema Famasul. Em seguida, o prefeito de Sidrolândia, Ary Basso, representando os 40 municípios e sindicatos rurais, assinou o  termo de adesão e cooperação juntamente com o Senar/MS.

Além dos representantes citados, participaram da solenidade o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; o diretor-tesoureiro da instituição e presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, o diretor executivo da Federação, Lucas Galvan, o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja MS, Christiano Bortolotto, a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, o secretário de Cultura, Athayde Nery, o presidente da Fecomercio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Edison Araujo, o presidente da Fiems-  Federação das Indústrias, Sérgio Longen, o presidente do MNP – Movimento Nacional de Produtores, Rafael Gratão, entre outras lideranças.

Saiba mais – O Agrinho é um programa de responsabilidade social da Famasul e do Senar/MS lançado em junho de 2014, com a finalidade de desenvolver os temas transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. O material pedagógico foi regionalizado reforçando as particularidades do Estado sobre os temas: ética, diversidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, saúde, orientação sexual e temas locais, com foco em sustentabilidade, ética e conexão campo cidade.

Cabe ressaltar a importância dos parceiros que participaram da criação e crescimento do programa, entre eles: governo do Estado por meio das Secretarias de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade),  Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e da Secretaria de Cultura, Turismo, tecnologias e Inovação (Sectei) e com as Prefeituras Municipais, por meio das Secretarias Municipais de Educação e os Sindicatos Rurais.