Trailer leva capacitação para produtores rurais e mostra viabilidade de uma queijaria móvel artesanal

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
Ação itinerante faz parte do programa Circuito Rural, iniciativa do ‘Juntos Pelo Agro’

Sabia para é possível produzir queijo em pouco mais que 12 metros quadrados e sobre rodas? Estamos falando de uma queijaria móvel, que vai da entrada do leite até a embalagem do queijo, com capacidade diária de processamento de 200 litros. A viabilidade deste negócio é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (04).

Todos os equipamentos necessários para a fabricação artesanal estão dentro de um container que precisa somente ter acesso a água, energia e escoamento de resíduos em um terreno nivelado para funcionar.

“A estrutura é composta por um tanque de salga, uma desnatadeira, a prensa, a lira, mesa de manipulação, um freezer de armazenamento e de secagem, além da pia do ‘lava pé’ utilizado para higienização dos pés”, explica a coordenadora do projeto no estado, Bruna Bastos.

A versatilidade também é uma característica. É possível fabricar queijo padrão, frescal, nozinho, provolone, cotage, meia cura, muçarela, entre outros. O tipo frescal, por exemplo, fica pronto em apenas duas horas.

A capacitação faz parte do Circuito Rural, ação itinerante idealizada pelo Instituto Biosistêmico (IBS), o Senar/MS e o Sebrae/MS, que percorre os municípios do estado ofertando cursos gratuitos para pequenos produtores rurais. A ideia é agregar valor à produção dos pequenos produtores, gerar renda e qualificar mão-de-obra, mostrando a viabilidade de produzir queijos e outros produtos artesanalmente.

O programa piloto aconteceu no mês de abril no município de Terenos. Até o dia 05 de maio, a agenda será no Bairro Moreninhas enos dias 18 e 19, é a vez do Bairro Cophavila receber o food truck.

Ficou interessado no assunto? Acesse senarms.org.br e conheça os cursos gratuitos do portfólio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque