TSE e partidos políticos assinam pacto contra as fake news

Presidente do TSE, Luiz Fux celebrou acordo contra as fake news. De começo, 10 partidos assinaram o compromisso em favor da não disseminação de notícias falsas

Por Priscilla Mazenotti

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, e representantes de dez partidos assinaram um compromisso contra a divulgação das chamadas fake news, que são as notícias falsas, durante as eleições de outubro.

O documento foi assinado por DEM, PCdoB, PSDB, PDT, PRB, PSC, PSD, PSL, Psol e Rede.

O documento prevê o compromisso dos partidos a atuarem como agentes colaboradores para impedir qualquer prática referente à utilização de conteúdo falso nas próximas eleições.

Para o presidente do TSE, o acordo contra as fake news tem efeitos simbólicos. A ideia, segundo ele, é que a eleição seja limpa e ética, na qual o povo brasileiro possa se vangloriar.

Chance para os outros partidos

Todos os 35 partidos existentes foram convidados para o evento. Os 25 que ainda não assinaram o documento anti fake news, nessa terça-feira, 5), terão até o próximo dia 21 para assinar.

Nesta data, o TSE fará um seminário para discutir o combate de divulgação de notícias falsas.

Confira reportagem da TV Brasil:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux, e representantes de dez partidos políticos assinaram um termo de compromisso contra a disseminação de notícias falsas – as chamadas “fake news” – nas eleições deste ano. Mas os outros 25 partidos que estão ativos terão até o dia 21 de junho pra participar dessa campanha . É um compromisso simbólico que não prevê punição às legendas. O que se espera dos partidos é um esforço concentrado em evitar essa prática que confunde o eleitor. Fux lembrou que o apoio da imprensa é importante para a manutenção da ética e da legitimidade no ambiente eleitoral.