UASS intensifica Campanha “Todos contra o mosquito Aedes Aegypti” na fronteira

Acadêmicos da UASS PJC gravaram vídeo ensinando a população a fazer armadilha contra o mosquito

A mobilização da sociedade fronteiriça é fundamental para vencer a luta contra o mosquito, por isso os funcionários, acadêmicos e direção da UASS PJC estão convocando os familiares e vizinhos para entrarem nessa batalha diária.

De acordo com a Diretora da UASS PJC, Doralice Nunes “o uso de repelente, própolis, suco natural de vitamina C esta sendo compartilhado pelos participantes da Campanha Todos Contra El Aedes Aegypti, precisamos da participam diária de todos acadêmicos e funcionários, com a participação de todos teremos sucesso nessa iniciativa”.
Doralice Nunes sugeriu a gravação de videos trilíngue em português, espanhol e guarani, visto que a UASS PJC oportuniza aos acadêmicos de medicina falar os três idiomas, para que todos possam ter acesso as informações. O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem e da mulher. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Em menos de 10 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti”.
Cuidados dentro das casas e apartamentos
Tampe os tonéis e caixas d’água; Mantenha as calhas sempre limpas; Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Mantenha lixeiras bem tampadas; Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Área externa de casas e condomínios
Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; Limpe ralos e canaletas externas; Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
PARAGUAY
O Diretor Academico da UASS, Dr. Carlos Medina mencionou “Campaña contra el vector del dengue, zica y chikungunya, el mosquito Aedes Aegyptis”
Dr. Medina enfatizou “Recuerda.. Si sentís fiebre, dolor muscularx dolor en las articulaciones, dolor de cabeza o detrás de los ojos, nunca debes automedicarte, siempre debes consultar con un médico si tenes uno de estos sintomas. Recuerda , sin mosquito no hay dengue, sumate a la campaña y elimina todos los criaderos del mosquito. Utiliza diariamente repelente”.