Uma história de superação e amor pelo Karatê formando campeões pelo Brasil

Projeto Forma-se Um Campeão transformou a vida de milhares de karatecas pelo Brasil

O karatê foi criado em Okinawa, uma ilha japonesa, há cerca de 12 séculos. Era época de guerra, então os moradores de Okinawa estavam proibidos de usar armas. Logo, a única solução foi criar um meio eficaz de se defender de mãos vazias, e foi dessa necessidade que surgiu o karatê (caminho das mãos vazias).

Com o objetivo de educar através das artes marciais, superando obstáculos nasceu o projeto Forma-se Um Campeão idealizado pelo Mestre 7º Dan Roosevelt Couto Barbosa, estilo Goju Ryu.

Professor Roosevelt Barbosa, nasceu em Valença no Rio de Janeiro, Sargento do Exército Brasileiro, servindo na Diretoria de Saúde do EB em Brasília (DF). Ele foi fundador e Presidente da Federação de karatê Goju Ryu no Estado de Roraima em 2003, também fundou e presidiu a Federação Sul-mato-grossense de cultura e artes marciais e Federação sul-mato-grossense de karatê escolar em 2006.

Por sua dedicação levou ao poder executivo e teve aprovado a criação da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer do município de Bela Vista (MS) em 2009, implementando o projeto Forma-se um Campeão âmbito nacional.

Destaque nos programas de Televisão, professor Barbosa foi entrevistado no Programa Povo na TV na época apresentado por Raul Freixes, ele foi Presidente da World Federation Karatê Union em 2011, Diretor técnico da Federação de Artes Marciais Educativas do Distrito Federal e entorno em 2014 e presidente em 2017.

Entre os cargos que ocupou também foi Diretor Administrativo e Financeiro da Confederação de Artes Marciais Educativas do Brasil em 2015, representante do estilo Goju Ryu pela União Brasileira de Karatê Goju Ryu em 2015.

Professor Roosevelt recebeu o certificado do site Guinness Brasil em 2007 e Destaque do ano em 2008 por relevantes serviços prestados ao esporte brasileiro.

Por sua atuação foi homenageado pelo Governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli  como destaque do ano em 2011.

Em entrevista à Rádio Líder FM 104,9 de Ponta Porã (MS), o professor Roosevelt Barbosa lembrou “que realizamos o 28º Campeonato Brasileiro de Karatê Goju Ryu em 2007 em Bela Vista com mais de 600 atletas de todo país, também realizamos o Campeonato Regional de Karatê de Porto Murtinho (MS) e em 2010 realizamos o 2º Campeonato Mundial de Karatê Escolar em Bela Vista com a participação de 473 atletas”.

O Karatê tem sido uma importante ferramenta de inclusão social através do esporte e isto fica evidenciado no trabalho realizado pelo professor Barbosa, que em 2016 realizou a primeira Copa Centro Oeste de Artes Marciais em Porto Murtinho com mais de 350 atletas.

Em sua passagem por Roraima em 2004 o professor Barbosa realizou o Campeonato Roraimense de Karatê Goju Ryu Open com a presença de 220 atletas da região e karatecas da Venezuela e Guiana

Pioneiro em eventos de karate no Mato Grosso do Sul, o projeto Forma-se Um Campeão formou campeões brasileiros, sul-americanos, Pan-Americanos e mundiais em Bela Vista (MS) e em Brasilia (DF), sendo que toda família são praticantes de karatê com premiação nacional e internacional.

Em Brasília o Projeto Forma-se Um Campeão teve inicio em setembro de 2014 na Escola Classe 4 do Cruzeiro Novo, já no ano de 2015 também foi iniciado uma turma  no Centro de Convivência do Idoso. “Em 2017 iniciou uma turma no Centro de Ensino Candanguinho no Sudoeste com o meu filho professor Rodrigo Barbosa à frente da turma, nosso orgulho”, salientou Roosevelt Barbosa.

Professor Roosevelt foi condecorado pelo município de Bela Vista e pelo 10º RC Mec com a medalha Comandante Pedro Rufino em 2008.

Atualmente preside a FAME DF, e integra a UFK, CONFAMEB, CKIB, CBKSC e UBKG da qual é o representante no Distrito Federal.

Karatê em família

O Clube de Imprensa destaca uma família de karatecas que conquistou o Brasil com suas façanhas humanas digna do livro dos recordes, Guinness Book.
Para se ter uma idéia das façanhas desta família recordista, a menina Giovana Azevedo de Souza, nascida em Boa Vista (Roraima) no dia 23 de agosto de 2005, já coleciona títulos pelo Brasil. Ela começou a praticar com dois anos e dez meses em Bela Vista (MS).

A mais jovem karateca do estilo Goju Ryu do Brasil sagrou-se em 2009 Campeã Regional em São Paulo e Campeã Estadual em Corumbá (MS), nas modalidades Kata (formula, luta imaginária com exercício obrigatórios para conquista de graduação = faixa) e Kumitê (combate, luta contra oponentes de idade superior a dela).

A menina prodígio segue os passos do pai Roosevelt Couto Barbosa, faixa preta sétimo Dan, o mais premiado do Brasil no estilo Goju Ryu.
A família tem no sangue as artes marciais, a irmã dela Karoline Azevedo de faixa preta é campeã mundial de karate escolar modalidade kata e vice-campeã mundial no Kumitê.

Já o irmão Rodrigo Azevedo é campeão pan-americano e campeão mundial em karate escolar e faixa preta aos 13 anos, sendo graduado no dia 6 de dezembro de 2009, hoje é um respeitado mestre com vários títulos nacional e internacional.
Para não fugir a regra dos campeões a mãe Karine Barbosa é campeã mundial em karate escolar e tem uma grande coleção de medalhas e troféus.