Unesco lança consulta online para combater a desinformação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
A Unesco e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançam uma consulta online para combater a desinformação.

A consulta “Formando um caminho para um ecossistema de informação melhor – respostas eficazes de governança, mídia, Internet e construção da paz à desinformação” tem como objetivo reunir evidências, experiências e perspectivas inovadoras sobre o impacto da desinformação.

A iniciativa convoca diversos atores que trabalham contra a desinformação – incluindo pesquisadores, agências da ONU, grupos da sociedade civil, formuladores de políticas, profissionais da mídia, construtores da paz, checadores, especialistas e ativistas em tecnologia digital podem compartilhar suas contribuições por meio de três salas de participação virtuais disponíveis na plataforma SparkBlue do PNUD.

A consulta está aberta até sexta-feira, 23 de outubro e servirá de base para a criação de recursos contra a desinformação.
Medidas
A Unesco abordou as causas e consequências da desinformação em torno do COVID-19, como parte de suas ações para promover a liberdade de informação e de expressão em qualquer meio e independentemente de fronteiras.
Outras medidas tomadas pela Unesco em relação à desinformação são a tradução para várias línguas do manual de educação e formação: Jornalismo, “notícias falsas” e desinformação , bem como o financiamento de um projeto conjunto com a União Europeia para minimizar a impacto da desinformação no COVID-19.
Ofereceu ainda cursos de treinamento online para jornalistas, a fim de fornecer as ferramentas de verificação e o conhecimento necessário para cobrir a crise de saúde.

Acesse a consulta aqui.