União de esforços resultou na reforma do Posto Policial de Sanga Puitã

20160521_111019[1]

União de esforços resultou na reforma do Posto Policial de Sanga Puitã

20160521_111020[1]Edilson José Alves*

Através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Câmara Municipal, o 4º Batalhão de Polícia Militar, empresários e a comunidade em geral, o Posto Policial do distrito de Sanga Puitã foi reformado e reinaugurado no último sábado, dia 21. A solenidade de reinauguração contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

O distrito de Sanga Puitã é uma das regiões que concentram maior número de habitantes no município, fazendo divisa seca com o município paraguaio de Zanja Pytã. Além de uma grande concentração de moradores, comerciantes, escolas e trânsito de turistas, em razão da localização na faixa fronteiriça. Durante o período em que o posto policial esteve desativado, aumentou o índice de ocorrências e as pessoas passaram a reclamar da sensação de insegurança.

O comando do 4º Batalhão de Polícia Militar que é responsável pela segurança no distrito de Sanga Puitã, demonstrando preocupação em proporcionar um atendimento mais rápido e a fim de diminuir os índices da criminalidade, convocou a sociedade e contou com o apoio do prefeito Ludimar Novais para fazer a reforma, reativar o posto, que já está atendendo 24 horas por dia.

Ao ser questionado sobre a reativação do posto policial, o prefeito Ludimar Novais disse que a segurança pública é dever do Estado, mas também é responsabilidade de todos e neste sentido, imediatamente se prontificou em contribuir para que o prédio da Polícia Militar em Sanga Puitã fosse restaurado.

A solenidade de inauguração contou com a presença de policiais militares, vereadores, líderes comunitários, secretário município de Segurança Pública, representantes da Polícia Nacional do Paraguai e moradores do distrito que aguardavam há muito tempo pela reativação do posto policial.

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã agradeceu ao prefeito Ludimar Novais pela colaboração, assim como fez agradecimento a sociedade de um modo em geral que colaborou para que a obra fosse concretizada. Ele ressaltou que a PM vai trabalhar de forma integrada com a comunidade, identificando os problemas e procurando as soluções.

O secretário municipal de Segurança Pública, representando o prefeito Ludimar Novais, disse durante a solenidade que a parceria da Prefeitura Municipal e os demais órgãos de segurança pública é muito importante, ressaltando a grande importância da presença ativa do serviço policial ostensivo e preventivo nas escolas, no comércio e na realização de abordagens de pessoas suspeitas, a fim de evitar crimes de roubos, porte de armas de fogo e homicídios, que são crimes que quando acontecem causam medo nas pessoas.

LEGENDA:

Posto Policial de Sanga Puitã foi reformado com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, do 4º Batalhão de Polícia Militar, empresários e da comunidade – Foto Lile Correa